Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: IX
Nº: 403

Teatro Municipal da Guarda apresentou agenda de janeiro a abril Voltar

PROGRAMAÇÃO. Documentários, música, teatro, dança, cinema marcam a agenda cultural do Teatro Municipal da Guarda, de janeiro a abril deste ano

A agenda com a programação dos primeiros quatro meses do ano do Teatro Municipal da Guarda (TMG) foi apresentada no final de dezembro

São destaques desta nova agenda de programação o 15º aniversário do Teatro que inclui muitas iniciativas, entre as quais a estreia dos documentários: «Do lado de dentro – 15 anos TMG», de Hugo Moreira (15 de abril) e «Cinema nas Aldeias», de António Lopes (30 de abril), exposição de fotografia «A Alma do TMG em Redscale», de Miguel Silva (2 de abril a 2 de maio) e os concertos de Salvador Sobral (3 de abril), da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa com a solista e maestrina Stephanie Childdress e dos Resistência (25 de abril).

São também destaques o humorista Bruno Nogueira (17 de janeiro), e na música: The Black Mamba (25 de janeiro), Capitão Fausto (30 de janeiro), o jovem músico Fernando Daniel (15 de fevereiro) a flautista norte-americana que se apaixonou pela música portuguesa, Susan Palm- Nidel (28 de março) e também o projeto português NOISERV (5 de março).

No teatro, Ana Bola e José Pedro Gomes trazem «Casal da Treta», no âmbito da Iniciativa do Carnaval guardense, GuardaFolia (24 de fevereiro) e Elmano Sancho a nova coprodução do TNDM II e TNSJ, «Damas da Noite» (23 de janeiro).

Nesta agenda regressa a dança clássica ao palco do Grande Auditório do TMG. A Companhia Jovem de Dança do Porto interpreta «O Quebra-nozes», de Tchaikovski (14 de março).

No cinema, destaque, entre outros, para a extensão do «Festival Cine Eco» de Seia que traz ao TMG, numa parceria com o Cineclube da Guarda, o festival e o TMG, os filmes premiados do CineEco de 2019, entre 21 de janeiro e 11 de março.

No Serviço Educativo, continua a iniciativa «Famílias ao Teatro», as Visitas Guiadas às exposições e ao TMG e a Oficina «Viagem Sonora». Novidade é a «Oficina Analógica 15», orientada por Ana Couto e Miguel Silva para seniores e famílias.

O TMG dá também continuidade ao Plano Nacional de Cinema, que neste ano letivo envolverá mais de 2000 crianças dos agrupamentos da Sé e Afonso de Albuquerque e também da escola profissional Ensiguarda. Trata-se de uma iniciativa do TMG em parceria com o Cineclube da Guarda.

A Agenda do início do ano do TMG arrancou com o espetáculo «O Cantar das Janeiras» (5 de janeiro). Iniciativa que reuniu em palco 17 coletividades do concelho e mais de 350 participantes com direção criativa de Edgar Valente e Ricardo Coelho. As coletividades reviveram em palco a tradição secular do cantar das janeiras. Trata-se de uma iniciativa que fecha anualmente a programação de Natal do município da Guarda.

 

- 07 Jan, 2020
- Ricardo Tavares