Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: IX
Nº: 414

Covilhã é segundo concelho do distrito com mais empresas no Top 50 Voltar

ECONOMIA. O Jornal Fórum Covilhã traz até si os dados mais importantes sobre as maiores empresas da nossa região no ano de 2018 e os concelhos mais bem representados nesta lista, do estudo mais recente do género a ser publicado

 

A empresa Informa «D&B», líder na oferta de informação e conhecimento sobre o tecido empresarial, e a sua respetiva plataforma em conjunto com o Diário As Beiras, lançaram um estudo no fim do último ano relativo aos resultados das maiores empresas da região centro no decorrer do ano de 2018, que são ótimos indicadores sobre a economia e sobre quais os concelhos estão mais fortes a nível empresarial de momento nos distritos de Castelo Branco e Guarda, sendo esses que aqui se analisam, com maior profundidade no distrito de Castelo Branco

 

CASTELO BRANCO

Como podemos verificar na tabela do distrito de Castelo Branco, comprova-se que o tecido empresarial do distrito tem estado em alta nos últimos anos, já que no ano de 2018, apenas 3 das 50 maiores empresas do distrito tiveram prejuízos, ou seja apenas 6%, logo 94% deste grupo apresentou lucros no final do ano. Atualmente as três empresas do distrito que apresentam maior volume de negócio são a Celtejo, a Danone e a Navigator Tissue, sendo interessante verificar que duas destas três pertencem ao concelho de Vila Velha de Rodão. No entanto, o facto de as mesmas serem as com maior volume de negócio não as torna aquelas que geraram mais lucro anual, já que aí o top 3 é composto pela Generventos do Pinhal Interior, pela Lestenergia (curiosamente duas empresas que gerem parques eólicos) e por último a Scutvias. Relativamente ao quadro das exportações, as três empresas que mais exportam neste leque são a líder Celtejo, a Frulact e a Unitom. Dar ainda nota que as primeiras empresas da Covilhã a aparecer nesta lista surgem no sexto e sétimo lugar, sendo ocupados pela Frulact e pela Paulo de Oliveira respetivamente. A empresa deste top 50 que mais funcionários emprega é a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, com 1266 colaboradores.

 

GUARDA

Em relação ao distrito da Guarda, colocaram-se apenas as primeiras 10 empresas deste top 50, mas analisou-se percentualmente entre o universo de 50 melhores empresas do distrito. Também na Guarda se comprova o bom estado das maiores empresas, já que no ano de 2018, apenas 4 destas 50 tiveram prejuízos, ou seja apenas 8%. As 3 maiores empresas da Guarda são a Coficab, a EST e a Águas do Vale do Tejo. Já com maiores lucros temos também a Coficab e a Águas do Vale do Tejo, mas a estas junta-se o Parque Eólico da Serra do Ralo. Quanto a exportações, as maiores exportadoras são a Coficab, a Dura Automotive e a ACI. A empresa deste top 50 que mais funcionários tem a seu cargo é a Unidade Local de Saúde da Guarda, com 1.422 empregados.

 

DADOS FINAIS

Como podemos verificar no mapa de Castelo Branco, o concelho de Castelo Branco é aquele que regista um maior número de empresas no top 50 do distrito, num total de 32%. No entanto convém salientar que o concelho da Covilhã segue muito perto com 28%, estando muito próximo dos números da capital de distrito, obviamente algo que revela a boa saúde financeira das maiores empresas da Covilhã, sendo que a fechar o pódio temos Proença-a-Nova, mas já bem distante com 10% das empresas. No ponto oposto temos Vila de Rei, que é o único concelho sem qualquer empresa neste top 50.

Já na Guarda, a disparidade entre a capital de distrito e os restantes concelhos é maior, já que o concelho da Guarda tem mais de metade das empresas deste top 50, com 52% das empresas, seguindo os outros muito afastados, já que os seguintes são Seia e Trancoso com 12% e 10% respetivamente. Sem qualquer empresa neste top encontram-se 5 concelhos: Manteigas, Fornos de Algodres, Figueira Castelo Rodrigo, Almeida e Meda.

 

 

- 18 Fev, 2020
- Fernando Gil Teixeira