Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: IX
Nº: 414

UBI desenvolve projeto em parceria com a NASA Voltar

A parceria entre os institutos de ensino e de investigação baseia-se na instalação de várias estações de satélite por todo o planeta, com o objetivo de detetar previamente possíveis desastres naturais

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver um projeto em parceria com a National Aeronautics and Space Administration (NASA), no âmbito dos sistemas de navegação por satélite.

Na ligação científica ao Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, a UBI tem a responsabilidade de instalar estações permanentes de Global Navigation Satellite System (GNSS), em todo o planeta, apoiando depois o JPL na sua manutenção.

Este projeto é realizado através do laboratório SEGAL - Space & Earth Geodetic Analysis Laboratory, sediado no DI-UBI, criado pela Universidade da Beira Interior e o Instituto de Geofísica Infante D. Luís.

Rui Fernandes, docente do Departamento de Informática da UBI e coordenador deste trabalho explica “o objetivo específico do JPL é estabelecer uma rede de estações que permita posicionar qualquer ponto em qualquer parte do mundo, em tempo real, com uma precisão de poucos centímetros, o qual é essencial para os sistemas de aviso de desastres naturais, nomeadamente terramotos e potenciais tsunamis”.

Estes tipos de colaborações e parcerias permitem a realização de cursos de formação e trocas de aprendizagem entre alunos, professores, investigadores e profissionais da área.

- 25 Fev, 2020
- Ângelo Oliveira