Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: IX
Nº: 421

PSD afirma que produtores de cereja precisam de apoios urgentes Voltar

O Partido Social Democrata (PSD) do Fundão manifestou uma preocupação pela situação económica e social que está a ser vivida no setor da produção de cereja, um dos pilares da economia local, espalhada por 2800 hectares, e que representa mais de 60% da produção nacional.

A cereja do Fundão que entre a comercialização e toda a fileira da produção significa cerca de 20 milhões de euros de faturação, está gravemente afetada pelos prejuízos causados pela neve, chuva e geada sentidos nos últimos meses.

Segundo o PSD “é absolutamente crucial que aos agricultores possa ser garantida, com urgência, uma linha de crédito e um reforço dos tetos de cobertura dos seguros, que permitam amortecer e diluir no tempo os custos de produção gerados derivado a que grande parte da comercialização já não se vir a concretizar”.

Os sociais democratas recordam a crise de produção de leite na região em que não existiram medidas setoriais com os agricultores abandonados à sua sorte.

Para além de um ícone do concelho do Fundão a cereja é uma das marcas agrícolas de maior prestígio nacional, como tal, “é vital que chegue ajuda extraordinária que permita salvar a campanha deste ano, já por si gravemente afetada pelo Estado de Emergência e Calamidade entretanto decretados em resultado da pandemia do COVID, mas também proteger das consequências que possam vir a existir nos próximos anos”, afirma o PSD.

.

- 21 mai, 2020
- Helena Esteves
- ECO