Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: IX
Nº: 421

Consultório Médico: O que fazer em casos em que alguém se recusa a cumprir o isolamento social? Voltar

Tenho um familiar que anda nas ruas no Porto com problemas de toxicodependência […] está completamente descompensado e sem qualquer medicação de foro psiquiátrico ele não tem noção dos riscos que corre e o que pode vir a causar a outros desta forma […] sendo que ele NÃO vai cumprir com isolamento.

Leitor não identificado

 

Este comentário coloca várias questões. Em primeiro lugar sabemos que o isolamento social, lavagem das mãos e a higiene respiratória* são as melhores armas que temos para lutar contra a COVID-19. Se identificar casos semelhantes aos descritos por este leitor, em que haja suspeita de doença - Tosse OU Febre OU Falta de ar - deve alertar as unidades de saúde, e tentar fazer chegar a pessoa em questão a uma unidade de Saúde. De acordo com a norma da 004/2020 de 23/03/2020 da DGS e que entrou em vigor a 26 março, “Os doentes que não cumpram as condições de habitabilidade e exequibilidade do isolamento no domicilio […] e para os quais não exista uma alternativa definida a nível regional ou local, são encaminhados pela linha SNS24 para a área Dedicada COVID-19 se um Serviço de Urgência em ambulância caso não possam utilizar veiculo próprio.”

 

* Higiene respiratória - tossir / espirrar para um lenço de papel e descartar de imediato, não levar as mãos à cara, nomeadamente boca, nariz e olhos, distanciamento mínimo de 1,5m ao falar com outra pessoa ou permanecer no mesmo espaço.

 

https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0042020-de-23032020-pdf.aspx

- 31 mar, 2020
- Dra. Marisa Horta