Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: IX
Nº: 421

Central de Biomassa do Fundão apresenta impactos negativos e Quercus pede encerramento Voltar

A Quercus tem acompanhado com atenção e preocupação o impacto ambiental que a nova Central de Biomassa do Fundão (CBF) tem provocado na região, principalmente junto das habitações da população residente mais próxima desta unidade industrial.

Após queixas que têm vindo a ser indicadas pela população devido aos elevados níveis de ruído e a libertação de poeiras provenientes da trituração da madeira, a Quercus tem vindo a analisar a situação e confirma que no terreno que a CBF está a queimar, na totalidade ou praticamente na totalidade, madeira de qualidade, não utilizando, como seria desejável e está contratualizado, biomassa residual. Pedem ainda o seu encerramento até que a mesma comece a cumprir com o que ficou estabelecido no contrato. No comunicado da Quercus ainda se pode ler as culpas que são atribuídas à Câmara nas fiscalizações e vistorias realizadas, dizendo que não cumpriu escrupulosamente as recomendações, deixando o espaço operar sem ter as condições todas reunidas.

Manuel Martinho Moreira, residente afetado pela central, declara à Quercus que a poluição sonora e ambiental prejudica a vida aos moradores, afirmando que “dizem-nos para ter calma, para esperar mas não temos notado resultados. Nós não estamos contra as fábricas mas sim contra a poluição”. 

 

- 22 mai, 2020
- Helena Esteves