Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: IX
Nº: 421

CDS-PP preocupado com agricultura da Região Voltar

O CDS-PP da Covilhã afirma que as cerejas e os pêssegos apresentam um peso social e económico relevante na nossa região, representando mais de 50% da produção nacional sendo por isso importante encontrar mecanismos legislativos que permitam apoiar a quebra de rendimento que todos os que estão direta e indiretamente ligados a estas fileiras.

“Segundo os dados oficiais temos a Fileira da Cereja a representar um volume de negócios à produção próximo dos 14 milhões de euros e a Fileira do Pêssego próximos dos 6 milhões de euros”, declara CDS-PP.

A ocorrência de fenómenos climáticos, como a queda de neve nos últimos dias de março seguidos da formação de geada e de gelo no início de abril,  ocasionaram estragos bastante avultados com evidências de flores, folhas e frutos queimados. Os efeitos destes fenómenos meteorológicos podem ter repercussões para as próximas campanhas com importantes quebras produtivas. Os estragos relatados podem muito bem superar 70% de quebra produtiva com todas as implicações sociais e económicas daí resultantes para a região tendo também impacto nacional na ausência de produção comercializável para fazer face à procura interna.

 

- 22 mai, 2020
- Helena Esteves