Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: IX
Nº: 431

Ajuval levou cinema drive-in a Valverde Voltar

 

A associação juvenil da freguesia de Valverde desenvolveu uma iniciativa considerada “vintage” e que marcou os anos 70 e 80 e que está agora a voltar a ser utilizada para conseguir dar cultura e arte ao público em segurança e com distanciamento, o cinema drive-in, em que a pessoa vê o filme no seu próprio carro, que é transmitido nos ecrãs gigantes em espaços abertos.

A iniciativa aconteceu no Campo de Futebol de Valverde, freguesia do concelho do Fundão, na noite do último sábado, e o filme transmitido foi o Jojo Rabbit, filme que relata de forma irónica e engraçada (mas ácida) a história de um jovem alemão que nasceu e cresceu numa Alemanha nazi e que ensinava as suas crianças e jovens a odiarem as minorias e principalmente os judeus, criando histórias e diabolizando-os sem motivos para tal, como demonstra o filme de uma forma hiperbolizada mas que retrata muito bem a Segunda Guerra Mundial e os ódios que a moveram. O filme só foi conhecido praticamente em cima da hora do evento, tendo sido surpresa para todos até bem perto da sua exibição. A entrada foi gratuita e depois quem quis pôde fazer donativos para futuras iniciativas deste género. Os carros dispuseram-se em frente dos ecrãs e houve ainda lugar a serviço de bar diretamente nos carros durante o filme, com direito às pipocas que claro não poderiam faltar, mas também com muitas outras opções à escolha.

A adesão foi significativa e largas dezenas de carros apareceram no espaço para ver o filme. Uma tradição que volta agora a ser utilizada e que parece vir para ficar até que tudo volte de facto a ser minimamente como era antes. A Ajuval gostou do feedback das pessoas na iniciativa e planeia repetir o evento num futuro breve.

 

- 07 jul, 2020
- Fernando Gil Teixeira