Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: IX
Nº: 440

Vereadores do PS do Fundão visitam queijarias e cooperativa do concelho Voltar

Os vereadores da Câmara Municipal Joana Bento e Sérgio Mendes, eleitos pelo Partido Socialista, conjuntamente com o primeiro eleito do PS na Assembleia Municipal do Fundão, José Pina, visitaram as queijarias BeiraLacte, em Alcaria e Damar, na Zona Industrial do Fundão. No mesmo dia visitaram também a Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Fundão, presença ontem também esteve presente o presidente do Partido Socialista do Fundão, Carlos Morgadinho.

Nas queijarias, e no seguimento das visitas que também já tinham efetuado às unidades de produção da Soalheira, “anotaram algumas das ânsias e necessidades dos produtores, nomeadamente no que concerne ao ganho de escala necessário para que a alavancagem comercial seja uma realidade que permita beneficiar todos por igual”, explicam em comunicado.

O período COVID-19, ainda vivido, trouxe constrangimentos ao nível do armazenamento, “dado que o leite continuava a chegar e a ser transformado em queijo, mas o queijo não conseguia ser escoado ao mesmo ritmo que antes, foi também um dos tópicos abordados, bem como a profissionalização cada vez mais urgente do setor, continuando a marcar a diferença pela tradição, mas com uma componente de empresa mais forte”, dizem os vereadores eleitos pelo PS.

Na Adega, a quebra de produção de vinho, estimada em cerca de metade, esteve na ordem do dia, bem como e à semelhança dos outros setores, a falta de escoamento do produto devido às restrições da restauração que ainda hoje se sentem. O possível lançamento de uma nova marca, o Adega do Fundão, e a uva que mesmo sendo menor, teve qualidade e deixam os cooperantes confiantes no novo ano.

Na Cooperativa de Olivicultores, visita que fechou o ciclo de contactos, a reunião com a direção e a visita posterior à unidade, “fez perceber que alguns fatores adversos na altura de floração podem não ter facultado as melhores condições ao Olival, mesmo sendo uma das culturas mais resistentes. Perdas na totalidade para alguns dos associados, nomeadamente na zona de Valverde e Caria, num ano que se previa excecional em termos de produção, mas que ainda assim dá esperança de que esta campanha pode ser idêntica à do ano anterior, na ordem das 2 mil toneladas”, dizem.

Os vereadores do Partido Socialista e o representante na Assembleia Municipal continuarão, nas próximas semanas, o seu ciclo de visitas e contactos com a sociedade civil, tendo em vista aproximar a sua ação política nos órgãos municipais das reais necessidades dos cidadãos

- 16 out, 2020
- Helena Esteves