Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: VII
Nº: 378

O ano de 2018 «em revista» Voltar

RESENHA. No início de 2019, o Jornal Fórum Covilhã assinala alguns factos, instituições e figuras que marcaram o ano transato nas diversas áreas

 

VÍTOR PEREIRA E CARLOS MARTINS MEDIRAM FORÇAS NA CONCELHIA SOCIALISTA

Na «medição de forças» entre o presidente da Câmara Municipal da Covilhã e o presidente da União de Freguesias da Covilhã e do Canhoso, ambos eleitos pelo PS, Vítor Pereira alcançou uma vitória inequívoca na Comissão Política Concelhia do PS/Covilhã.

 

MUNICÍPIOS DA COVILHÃ E DO FUNDÃO POSICIONARAM-SE CONTRA CONCESSÃO MINEIRA DA SERRA DA ARGEMELA

Os municípios da Covilhã e do Fundão manifestaram uma posição conjunta contra a concessão mineira da Serra da Argemela. Seguiram-se manifestações populares, que geraram contestação e o Governo recomendou a suspensão.

 

PSD NOTIFICOU DEZ MILITANTES NA COVILHÃ COM «PROCESSO DE CESSAÇÃO DE INSCRIÇÃO»

Foram dez os militantes do Partido Social-Democrata que no concelho da Covilhã foram notificados pelo Conselho de Jurisdição do partido e que visou a cessação de inscrição no PSD.

 

 

TECIDO EMPRESARIAL DO DISTRITO DE CASTELO BRANCO

O distrito de Castelo Branco acompanhou a tendência nacional na diminuição do número de empresas que encerraram ou abriram insolvência. No entanto, não conseguiu aumentar o número de empresas criadas, comparativamente a 2017, como se verifica na generalidade dos distritos.

 

REIVINDICAÇÃO PELA ABOLIÇÃO DE PORTAGENS

A reivindicação pela abolição das portagens na A23 e A25 foi tema transversal ao longo do ano, com a realização de um conjunto de iniciativas que envolveu estruturas sindicais, comissões de utentes, agentes económicos e políticos locais. Da parte do Governo chegou a informação que apenas havia disponibilidade para baixar o custo das portagens para os transportes de mercadorias.

 

AUTARQUIA DA COVILHÃ INTEGROU 75 PRECÁRIOS

A Câmara Municipal da Covilhã regularizou 75 casos da cerca de uma centena de trabalhadores em situação precária que exercem funções ao serviço da autarquia. O processo não foi de todo pacífico, gerou diversas críticas da oposição, e recentemente, o PSD/Covilhã apresentou queixa contra a autarquia e Assembleia Municipal por “fundadas dúvidas sobre a veracidade dos factos, incompatibilidades nas votações e adulteração da ata”.

 

49% DAS ÁGUAS DA COVILHÃ CONTINUARAM NO PRIVADO

A Câmara Municipal da Covilhã não acionou a cláusula de compra dos 49% ao privado das Águas da Covilhã. Esta opção representaria um custo de “23 milhões de euros”. O vereador José Miguel Oliveira avançou que a edilidade “está a trabalhar em ferramentas que permitam até ao final do mandato descer ainda mais o preço da água”.

 

TRIBUNAL DA COVILHÃ PRONUNCIOU CARLOS PINTO POR 12 CRIMES DE DIFAMAÇÃO AGRAVADA

O Tribunal da Covilhã acusou Carlos Pinto de ter publicado textos no blogue «Pelourinho» que esteve ativo entre 2014 e 2016, e pronunciou o ex-presidente do município da Covilhã por 12 crimes de difamação agravada contra o edil covilhanense, Vítor Pereira.

 

CARDIOLOGIA DE INTERVENÇÃO CHEGA AO CHCB

Unidade de cardiologia de intervenção era uma ambição do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira e dos diversos agentes locais há vários anos. No fim do mês de fevereiro, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, avançou que este projeto tinha «luz verde» da secretaria de Estado da Saúde.

 

MODERNIZAÇÃO DA LINHA BEIRA BAIXA

No início do mês de março começou a empreitada de modernização do troço ferroviário Covilhã/Guarda, inativo há nove anos, num investimento estimado de 52 milhões de euros.

 

MARCO BAPTISTA ENCONTRADO PELAS AUTORIDADES

O ex-consultor da Rede de Judiarias e que em 2017 foi candidato pelo PSD à Câmara Municipal da Covilhã, suspeito de desviar 115 mil euros da Rede de Judiarias, foi encontrado pelas autoridades, depois de ter estado alguns meses desaparecido. Foi encaminhado para a unidade psiquiátrica da Guarda, onde permaneceu alguns dias e depois de ouvido no Tribunal de Castelo Branco saiu com termo de identidade e residência.

 

EXECUTIVO DA COVILHÃ APROVA EMPRÉSTIMO DE 13,5 MILHÕES DE EUROS

Executivo covilhanense aprovou em reunião extraordinária a contração de um empréstimo bancário, no montante de 13,5 milhões de euros, tendo em vista concretizar uma operação de substituição de dívida.

 

GRUPO FRANCO-SUÍÇO VAI CRIAR 200 POSTOS DE TRABALHO

No final do mês de abril foi notícia que um grupo que trabalha com marcas de luxo como a Cartier e a Dior iria investir num novo Centro de Produção no Parque Industrial do Tortosendo, num investimento que ronda os cinco milhões de euros e que representa a criação de 200 postos de trabalho.

 

LUÍS CIPRIANO DISTINGUIDO NA COREIA DO NORTE

Luís Cipriano esteve em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, como maestro do 31º April Spring Frienship Art Festival. No Concerto de Encerramento, Luís Cipriano foi distinguido com o Prémio de Mérito Cultural pela organização do Festival e Governo norte-coreano.

 

CONTESTAÇÃO DOS ENFERMEIROS

O ano de 2018 ficou também marcado pela contestação dos enfermeiros a nível nacional e a região não foi exceção e para o distrito era pedida a contratação de mais de uma centena de enfermeiros.

 

VEREADORES DA OPOSIÇÃO COM PELOUROS ATRIBUÍDOS EM BELMONTE

Em maio, o presidente da Câmara Municipal de Belmonte decidiu redistribuir os pelouros, com os vereadores da oposição, Luís António e Amândio Melo, que também passou a exercer funções a meio-tempo na autarquia.

 

REFORMADOS VENCEM «LUTA» PELA COMPARTICIPAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Reformados dos lanifícios voltaram a ter comparticipados os medicamentos a 100%, desde o dia 1 de junho. Na hora de anunciar “vitória”, Luís Garra não esqueceu o poder político que esteve ao lado dos reformados dos lanifícios.

 

VÍTOR PEREIRA E SANTOS SILVA ABSOLVIDOS

O presidente da autarquia covilhanense, Vítor Pereira, e o ex-presidente da Assembleia Municipal da Covilhã, Manuel Santos Silva, foram absolvidos pelo Tribunal da Covilhã do crime de prevaricação de titular de cargo político em concurso aparente com participação económica em negócio.

 

CRESCIMENTO DA ATIVIDADE VITIVINÍCOLA NA REGIÃO

2018 foi mais um ano de afirmação para os vinhos da Beira Interior, que receberam diversos prémios e registaram ainda um crescimento significativo nas exportações. Face ao crescimento registado nos últimos anos perspetiva-se que “esta atividade seja a mais representativa na área agrícola desta região”.

 

CHCB RECONHECIDO COMO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Em agosto, o Centro Hospitalar Cova da Beira passa a denominar-se Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, constituindo-se como centro académico clínico, formalizando o desenvolvimento, de forma integrada, das atividades assistencial, de ensino e de investigação clínica e de translação.

 

UBI NOS RANKINGS INTERNACIONAIS

A Universidade da Beira Interior (UBI), não obstante as dificuldades financeiras, conseguiu no ano de 2018 consolidar a sua posição nos rankings internacionais. A academia beirã conseguiu também manter os níveis de atratibilidade dos últimos anos e preencheu quase todas as vagas.

 

 

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL

Em outubro tiveram início as obras de requalificação do Teatro Municipal da Covilhã. Uma empreitada no valor de quatro milhões de euros, que tem um prazo estimado de conclusão de 24 meses, e que reaparecerá de «cara lavada», como Centro de Inovação Cultural da Covilhã.

 

ENCERRAMENTO DE POSTOS DOS CTT

O ano transato ficou também marcado por mais encerramentos de serviços. Desta feita foram vários os postos de correios que fecharam na região.

 

MANTEIGAS LIDERA PROJETO «AÇÃO CULTURAL PARA OS REFUGIADOS NA EUROPA»

O projeto europeu «Cultural Action for Refugees in Europe», liderado pelo município de Manteigas visa promover “o diálogo e o intercâmbio cultural e reforçar a cultura de solidariedade e acolhimento”.

 

- 08 Jan, 2019
- Ricardo Tavares
}
[macroErrorLoadingPartialView]