Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: VII
Nº: 378

Tradições das Aldeias de Montanha na cidade da Covilhã Voltar

O evento "A Montanha Desce à Cidade com os Reis" teve lugar nos dias 5 e 6 de janeiro, na Praça do Município da Covilhã, onde transmitiu muita animação e tradição à população. Uma iniciativa que se enquadra na estratégia da Câmara Municipal que tem como objetivo promover, valorizar e revelar a identidade das aldeias de montanha do concelho, encerrando assim um ciclo de eventos que tiveram início nas Penhas da Saúde, (Saud'Arte, nos dias 28 e 29 de julho de 2018).

"A Montanha Desce à Cidade com os Reis", teve como mote o retorno ao Mundo Natural e a celebração do Dia de Reis, encerrando a programação do “Natal Com Arte”. Mas o principal objetivo deste evento foi, "trazer ao centro histórico da Covilhã as atividades, as tradições, o artesanato e os sabores das Aldeias de Montanha do Concelho", transmitiu a autarquia em comunicado.

Os jogos tradicionais como o jogo do arco, a corrida de cântaros, o jogo do burro e da malha, entre outros, uniram-se à animação e à música a cargo do Grupo de Cantares de Trigais, do grupo de concertinas, "Tradições da Beira", dos Bombos da Bouça, do Grupo de Cavaquinhos de São Jorge da Beira ou do acordeonista André Pais para concretizar uma verdadeira festa de montanha no coração da cidade da Covilhã.

Para o encanto de miúdos e graúdos, o Comboio Turístico fez parte do evento, levando a população a dar uma volta diferente pelo centro da cidade. Foi também inaugurada a exposição fotográfica coletiva, "Retorno ao Mundo Natural", resultante dos passeios fotográficos realizados nas cinco aldeias de montanha, que pode ser vista no edifício da antiga PT até dia 31 de janeiro.

Um dos pontos altos de sábado foi o Canto das Janeiras, que reuniu centenas de pessoas em frente aos Paços do Concelho, para ouvir as interpretações do Coro do Orfeão da Covilhã, da Desertuna, da Grande Roda, do Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior da Covilhã, do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio e das Vozes do CAI.

No domingo, teve lugar o tradicional Concerto de Reis, na Igreja da Misericórdia, com o Coro do Orfeão da Covilhã e o Grupo Coral da Academia Sénior.

"A Montanha Desce à Cidade com os Reis", foi uma iniciativa que contribuiu para preservar atividades, tradições, usos e costumes das Aldeias de Montanha, valorizando as potencialidades naturais e promovendo o turismo em cada uma delas, mas também dinamizou o centro histórico da Covilhã, ponto fulcral da cidade para onde atraiu muitos covilhanenses e visitantes ao longo do fim de semana. 

 

 

- 09 Jan, 2019
}
[macroErrorLoadingPartialView]