Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: VII
Nº: 376

Covilhã já tem programa para as comemorações do 25 de abril Voltar

CELEBRAÇÃO. Foi aprovada na passada sexta-feira em reunião privada do executivo da Câmara Municipal da Covilhã, o programa referente às Comemorações dos 45 anos do 25 de Abril

Dignificar e celebrar o espírito daquela que foi a Revolução mais significante da história de Portugal, é assim que o presidente da autarquia da Covilhã, Vítor Pereira apresenta o programa de Comemorações que irão decorrer desde o dia 1 a 28 de abril. “Foi uma Revolução que mudou a face do nosso país e do nosso concelho, temos a obrigação de celebrar condignamente quando se impõe uma data tão assinalável”, foram as palavras do presidente da autarquia que salientou a importância do impacto da Revolução no poder local, “abriu portas ao futuro do país e também no que diz respeito ao poder local foi dado um passo gigante”.

O programa contempla exposições, mostras bibliográficas, que irão decorrer na Biblioteca Municipal, passando também por feiras temáticas durante o mês de abril na Praça do Município. Entre o dia 1 de abril e 3 de maio, «O fio na liberdade das palavras» será a mostra bibliográfica que estará exposta na Biblioteca Municipal. No dia 12 de abril destaque para uma tertúlia, «A liberdade está a passar por aqui», que irá ter lugar no Sport Hotel por volta das 21 horas. No dia 13 de abril, «Pomares, Cores e Sons de abril» estarão na Quinta das Rasas no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. No dia 23 realiza-se a arruada literária pela liberdade que passará pelo centro histórico da cidade, de seguida no dia 24, irá realizar-se o tradicional jantar na Banda da Covilhã, em que de seguida por volta das 22 horas terá lugar uma arruada subsequente ao jantar, ao som da Grândola Vila Morena que irá decorrer desde o Jardim Público até à Praça do Município, ao som da Banda da Covilhã. Ainda no dia 24, irá ter lugar o concerto da banda «Senhor Doutor», terminando com o fogo-de-artifício frente à Câmara Municipal da Covilhã. No dia 25 de abril realiza-se a habitual arruada dos cravos que decorre desde o Jardim Público até à Praça do Município, interpretada pela Banda Filarmónica Carvalhense. A sessão solene da Assembleia Municipal está agendada para as 11 horas também no dia 25 de abril, tendo lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, sendo que da parte da tarde irá ser realizada uma visita às obras de requalificação da sede do Grupo Desportivo Águias do Canhoso.

No que concerne a inaugurações ainda no dia da Revolução dos Cravos irá inaugurar-se o Pontão Pedonal do Parque Urbano do Paul, e no dia 28 de abril da parte da manhã realiza-se a inauguração das obras de requalificação do Forno Comunitário de Casegas, e pelas 16 horas a inauguração do Parque de Lazer de Vales do Rio, de seguida às 17 horas a inauguração da valência do lar do Centro de Dia de Vales do Rio.

O programa apresentado pela autarquia da Covilhã segundo Vítor Pereira, “é a pensar no futuro”, com a esperança de que o mesmo se mantenha, “é um programa que serve para respeitar e tentar estar à altura do espírito de abril e da Revolução de Abril”.

- 09 Abr, 2019
- Rita Mateus
- Jornal Fórum Covilhã
}