Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: VII
Nº: 376

Belmonte: Toy, The Gift e Resistência nas Festas do Concelho Voltar

Abril é sinónimo de festa no concelho de Belmonte, com o município a promover um conjunto de eventos. Destaque para as Festas do Concelho que de 24 a 28 apresentam um programa diversificado com concertos, apresentação de livro, declamação de poesia de ‘Abril’, distinção de personalidades e instituições e a atribuição dos prémios Pedro Álvares Cabral que premeiam o mérito escolar

 

Toy (dia 24), The Gift (dia 26) e Resistência (dia 27) são, entre outros, artistas que sobem ao palco do pavilhão gimnodesportivo de Belmonte, no âmbito das Festas do Concelho de Belmonte.

No dia 25 de Abril, o momento alto acontece no Castelo de Belmonte, com um espetáculo de fogo-de-artifício piromusical. Neste dia realiza-se também a sessão solene comemorativa que assinala os 45 anos do Dia da Liberdade, haverá um momento de declamação de Poesia de ‘Abril’ por José Manuel Vieira e o momento musical e de poesia «Cantar e Dizer Abril» promovido pela União Desportiva de Belmonte.

Na sexta-feira, 26, comemora-se o Dia do Município de Belmonte, com a realização da habitual sessão solene, a distinção de funcionários do município, as homenagens a personalidades e instituições e a atribuição dos prémios Pedro Álvares Cabral que premeiam o mérito escolar e irá levar os melhores alunos ao Brasil. A efeméride deverá ser presidida pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, mas a presença da governante “carece de confirmação”, informou o presidente da Câmara Municipal de Belmonte, António Rocha.

No dia seguinte realiza-se o workshop «Danças Populares Brasileiras», atividade que marca o culminar da «Semana do Brasil», que é promovida de 13 a 19, antecede as Festas do Concelho de Belmonte e permitirá revisitar e comemorar a história que une Belmonte com o Brasil.

No último dia (28) para encerrar as Festas do Concelho de Belmonte será apresentado o livro «A Torre de Centum Cellas», de Jorge Alarcão e José Luís Madeira, na sede do CCDR, do Colmeal da Torre.

Já de 12 a 15 de abril, Belmonte acolhe os Colóquios da Lusofonia, com sessões que vão comemorar os 20 anos do Referendo que deu a independência a Timor-Leste, palestras sobre Judaísmo, a assinatura de convénios entre a Sinagoga/Museu de Ponta Delgada e Museu Judaico De Belmonte, além de muita música e danças de Timor. O vasto programa que integra sessões científicas, recitais, poesia, exposições e concertos, conta com 80 participantes, entre os quais Ximenes Belo e Ramos Horta. As sessões destes colóquios são gratuitas e abertas ao público.

Na apresentação das Festas do Concelho de Belmonte, na sexta-feira, dia 5, António Rocha destacou a realização de grandes espetáculos em três dias e o envolvimento de um número significativo de coletividades do concelho que “são responsáveis por gerir o serviço de bar”.

As Festas do Concelho de Belmonte a par com a Feira Medieval “são os dois eventos com mais impacto que promovemos”, afirmou o edil belmontense, destacando que “atraem muitas pessoas de outros concelhos e também estudantes de universidades e politécnicos da região”. Nesse sentido, o presidente da autarquia belmontense afirmou que “apresentamos um grande cartaz para promover, divulgar e fortificar o nome de Belmonte a nível local e nacional. Pretendemos proporcionar dias de lazer, convívio e diversão à nossa população e a quem nos visitar”.

Na divulgação do evento foi também apresentado o copo personalizado para as Festas do Concelho de Belmonte, que é reutilizável, para desta forma evitar o uso de plástico.

O bilhete diário para os espetáculos tem um custo de dois euros e o geral (para os três dias de concertos) custa cinco euros. A receita da bilheteira reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Belmonte.

- 09 Abr, 2019
- Ricardo Tavares
}