Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: VII
Nº: 396

Rui Lino encabeça lista distrital do BE às Legislativas Voltar

O Bloco de Esquerda apresentou hoje a sua lista do círculo distrital de Castelo Branco para as eleições legislativas de 6 de Outubro, sendo que será Rui Lino a encabeçar essa mesma lista.

Confira a lista completa:

 

"1-Rui Romão Lino 

Rui Romão Lino, nasceu em Coimbra em 1979, com raízes na Beira Interior.

Licenciou-se em Serviço Social no Instituto Superior Miguel Torga em 2005. Neste mesmo ano iniciou atividade profissional como Assistente Social, que mantém até à data.

Fortemente comprometido e empenhado com a defesa dos direitos humanos dos cidadãos e cidadãs, tem um percurso profissional reconhecido pelos seus pares.

Reside permanentemente na Covilhã desde 2011, para onde se deslocou com a sua família por motivos profissionais. Não foi uma mudança mas sim um regresso às origens uma vez que toda a sua família é originária desta localidade.

Já na Covilhã terminou uma pós Graduação em Gestão de Unidades de Saúde na Universidade da Beira Interior.

Sensivelmente desde o ano 2000 está ligado a vários movimentos sociais, culturais e artísticos, primeiramente como membro da Plataforma Contra a Guerra, tendo também desempenhado funções em Associações Juvenis e Culturais.

Atualmente está ligado a vários movimentos e associações da Cova da Beira, destacando-se a sua participação no Núcleo da Cova da Beira da Rede 8 M e a presidência de uma Associação de Desenvolvimento Local.

Colabora com jornais e sites, fazendo parte da Equipa Editorial do portal Interior do Avesso, um espaço de informação que surge no Interior, com temáticas sobre o Interior e pretende ser o veículo de transmissão de informações do Interior e suas lutas para todo Mundo.

Assistente Social, feminista, ativista de várias causas e acima de tudo comprometido com a defesa dos direitos de cada pessoa.

É aderente do Bloco de Esquerda, fazendo parte do Núcleo Concelhio da Covilhã do Bloco de Esquerda e é um dos porta-vozes da Comissão Coordenadora Distrital de Castelo Branco do Bloco de Esquerda.
2-António Luís Pereira Fiúza 

António Luís Pereira Fiúza, 32 anos.
Natural da Covilhã e residente desde sempre no Fundão.
Concluiu o curso de Técnico de Artes Gráficas em 2007, na Escola Profissional Albicastrense.
Trabalha na área da publicidade, desde 2008.
Membro do núcleo concelhio do Bloco de Esquerda do Fundão.
É aderente do Bloco de Esquerda desde 2015.
Candidato à Assembleia Municipal do Fundão em 2017, onde tem participado como Deputado Municipal em regime de substituição

3-Florinda Silva Lopes Guedes

Florinda Silva Lopes Guedes, natural de Montargil, com 73 anos. 

Reformada, residente em Castelo Branco. Trabalhou em várias fábricas de confecção e foi sindicalizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Setor Têxtil do Sul. Frequenta a Universidade Sénior USALBI e possui o grau dois de Reiki.  
4-Teresa Maria Gonçalves Silvestre

Teresa Maria Gonçalves Silvestre, nasceu na Covilhã no dia 1 de janeiro de 1977. Filha de um agricultor e uma mãe doméstica numa família com nove irmãos. Actualmente reside em Belmonte.

Começou a trabalhar desde muito jovem, com apenas 14 anos. Devido ás necessidades monetárias da família concluiu apenas o 6º ano. Aos 16 anos tirou um curso no ramo têxtil e trabalhou em várias unidades fabris dessa área.

Aos 40 anos, depois de ter sofrido de assédio moral no seu local de trabalho, começou a lutar pelos seus direitos, sendo um dos primeiros casos de assédio moral no país a ser denunciado publicamente.
5-Carlos Manuel Fonseca Garrido 
Carlos Manuel Fonseca Garrido, natural de Angola Nova Lisboa, residente em Castelo Branco desde os 4 anos de idade, onde fez o seu percurso escolar até ao 12ºano.
Ingressou na Força Aérea Portuguesa como voluntário em 1989, onde fez o curso militar de Policia Aérea e tirando a sub-especialidade de Cinotécnia (tratador de cães militares) até ao inicio do ano de 1991. 
Iniciando a sua actividade laboral a partir de 1991 na área comercial em Castelo Branco, como técnico de vendas primeiro na área de informática passando depois para o ramo automóvel, onde trabalhou para as marcas de automóveis Renault e Peugeot. No ano de 2002 ingressa no Instituto de Segurança Social de Castelo Branco onde se mantém até à presente data com a categoria de Assistente Técnico.
6-Helena Ribeiro 

Natural de Castelo Branco, actualmente a residir na Covilhã. Finalista da licenciatura em Ciências da Cultura na Universidade da Beira Interior.

Colabora com a ASTA - Associação de Teatro e Outras Artes em projetos comunitários, peças de teatro e festivais como intérprete e assistente de cena, tal como ao nível logístico, secretariado, produção e é responsável pela organização da Feira do Livro de Artes.

Faz parte do TeatrUBI - Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior onde exerce funções de produção, assistente de encenação, intérprete, organização, produção executiva e assessora de comunicação e relações públicas.

Anteriormente já tinha colaborado  com outros organismos culturais como a Rádio Urbana e a Estudantina Académica de Castelo Branco. 

7-Samuel Chiquita 

Samuel Chiquita é natural da Covilhã e é aderente do Bloco de Esquerda. Desempenhou funções em associações de estudantes, desportivas, científicas e de desenvolvimento local. Atualmente é doutorando em Biologia na Universidade do Porto 

8-Isabel Susana Canaveira Rocha Fians 
Tem 44 anos e desempenha funções de Engenharia Téxtil na região, na área de controlo de qualidade e planeamento no sector de ultimação na empresa Paulo de Oliveira. Natural e residente na Freguesia do Fundão. 
Candidata à Assembleia Municipal do Fundão pelo BE em 2017. 
Feminista e grande defensora dos direitos laborais"
- 07 Jul, 2019