Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: VII
Nº: 387

Rotas Beirãs: Na Tintutaria o passado teve espaço no futuro Voltar

É na Ribeira da Goldra que se situa a famosa Tinturaria da Covilhã, a Tinturaria Francisco Mendes Alçada. Este antigo complexo industrial da cidade podia ter morrido no passado mas foi-lhe dada uma nova vida desde o ano de 2006. Pode então ser dito que essa vida passada não foi uma sentença de morte, mas antes uma previsão de futuro que se cumpre e vem cumprindo desde então. Desde 2006 que este espaço funciona como uma galeria de exposições temporárias, sendo portanto um espaço de cultura e um espaço que dá lugar à arte, no qual são organizadas diversas exposições de artistas tanto locais como vindos de fora, sendo um dos espaços em que a Câmara Municipal da Covilhã mais aposta para realizar actividades de âmbito cultural no município.

Para além de exposições, este espaço polivalente e com elevado valor histórico e arquitectónico (já que mantém muitas das suas características originais presentes, nomeadamente o uso do tijolo nas suas paredes etc.) recebe também outro tipo de actividades, nomeadamente desfiles como aquele que aconteceu no ano passado de alunos de Design de Moda da Universidade da Beira Interior com peças sustentáveis que o nosso jornal cobriu na altura e trouxe até si.

Importa também referir os horários alargados deste espaço, já que este está aberto todos os dias das 9:30h às 12:30h e das 14h às 18h, à excepção de segunda-feira, que é o único dia em que o espaço se encontra encerrado e impossível de visitar.

 

 

 

- 10 Set, 2019
- Fernando Gil Teixeira