Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: VII
Nº: 396

Presidente da República homenageou Pinharanda Gomes Voltar

CONDECORAÇÃO. Marcelo Rebelo de Sousa homenageou a título póstumo filósofo, historiador e escritor natural do concelho do Sabugal, com o grau de Comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu no Palácio da Independência, em Lisboa, no dia 7 deste mês, à sessão de homenagem ao filósofo, historiador e escritor natural de Quadrazais Jesué Pinharanda Gomes, tendo-o condecorado, a título póstumo, com o grau de Comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada.

A sessão teve início com as palavras de boas-vindas pelo Presidente da Direção da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, José Alarcão Troni, a que se seguiram as intervenções do Presidente do Movimento Internacional Lusófono e promotor da homenagem, Renato Epifânio, e do Organizador da obra ‘Álvaro Ribeiro, Mestre da Arte de Filosofar’ de Pinharanda Gomes, Elísio Gala, livro agora editado e neste dia apresentado e disponibilizado ao público, em edição póstuma.

O Chefe de Estado usou depois da palavra, tendo no final da sua intervenção entregue as insígnias de Comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada à viúva do homenageado, Judite da Conceição Santos.

O município do Sabugal fez-se representar por António Robalo, presidente da Câmara Municipal, Manuel Meirinho, presidente da Assembleia Municipal, e Norberto Manso, adjunto do presidente da Câmara Municipal.

A cerimónia de condecoração foi precedida de uma sessão evocativa e de celebração dos 80 anos de Jesué Pinharanda Gomes, com testemunhos de amigos e de individualidades da academia, da filosofia e da cultura.

- 15 Out, 2019
- Ricardo Tavares