Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: VII
Nº: 399

Mais um ano de Míscaros, o Festival do Cogumelo Voltar

ALCAIDE. Freguesia fundanense do Alcaide celebrou mais uma edição do seu exlibris, os Míscaros, onde durante todo o fim-de-semana passaram milhares de visitantes de todos os pontos do país, sendo que nem o frio «manchou» a festa

Realizou-se este fim-de-semana mais uma edição dos Míscaros durante três dias, na freguesia fundanense do Alcaide. O Festival do Cogumelo, organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide, conjuntamente com a Câmara Municipal do Fundão e a Junta de Freguesia do Alcaide, já vem sendo um sucesso há vários anos e continua a ter o objetivo de dar a conhecer e divulgar o património fúngico da região, onde claramente o rosto do evento são os míscaros, uma espécie de cogumelos que nasce especificamente e na sua grande maioria nas encostas da Serra da Gardunha.

Este festival teve um programa vastíssimo e de muita variedade também este ano, com passeios «micológicos», permitindo aos participantes conhecer a zona e a natureza envolvente enquanto participavam também na apanha do cogumelo, assim como várias degustações das iguarias e bebidas típicas da região, havendo várias tasquinhas típicas e tradicionais para as provar e onde os visitantes se puderam aquecer nas noites frias e de baixas temperaturas que se fizeram sentir durante todo o fim-de-semana. O cogumelo foi a personagem principal deste evento claro, sendo que muitos foram os pratos confecionados em que ele chamava a si esse mesmo papel de destaque. Também existiu muita animação de rua com vários estilos de música diferentes, desde o mais tradicional ao mais moderno, assim como outro tipo de espectáculos, nomeadamente teatro de rua, magia e outras artes performativas. Existiram ainda variadas palestras e também espectáculos de show cooking, em que reconhecidos chefes cozinharam ao vivo e a cores para deleite dos presentes. Destaque para a presença do jovem cozinheiro participante do MasterChef Pedro Jorge, que foi o autor de um desses espetáculos culinários.

O espaço pensou ainda nas crianças que visitaram o evento, tendo uma área específica para os mesmos, algo que já vem sendo tradição nos últimos anos nas festas do concelho, neste caso denominado de Miscolândia. O espaço teve elevada utilidade para os visitantes que para irem aos eventos têm muitas vezes de se fazer acompanhar dos seus filhos mais novos.


- 19 Nov, 2019
- Fernando Gil Teixeira