Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: VII
Nº: 399

Belmonte promove diversas iniciativas na época natalícia Voltar

NATAL. Concurso de Madeiros, concurso «Natal Rima com Comércio Tradicional» e Festa das Luzes são atividades que assinalam a quadra natalícia no concelho de Belmonte

 

O município de Belmonte dá continuidade a um número significativo de iniciativas que pretendem assinalar a quadra natalícia. À semelhança dos últimos anos, a autarquia belmontense volta a promover o concurso «Natal Rima com Comércio Tradicional», com o objetivo de dinamizar a economia local, incentivando a população a fazer as suas compras de Natal no comércio local. As inscrições para estabelecimentos aderentes decorrem até ao próximo dia 22. O concurso vai decorrer de 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2020. Por cada compra no valor de 10 euros, efetuada nos estabelecimentos aderentes, o comprador terá direito a um cupão que deverá preencher, e guardá-lo até à data do sorteio que será efetuado, pelo executivo municipal, no dia da entrega dos prémios de todos os concursos promovidos pela Câmara Municipal no ano de 2019. Os prémios (200, 150 e 100 euros) são entregues em vales de compras para o comércio local que devem ser usados de 1 de fevereiro até 31 de julho de 2020.

Já o Concurso de Madeiros pretende manter uma tradição secular. A esta atividade podem concrorrer todas as localidades do concelho, apenas com um madeiro, e mediante inscrição obrigatória até 13 de dezembro. Os madeiros devem estar prontos no dia 22 de dezembro.

O júri apreciará os madeiros até ao dia 24 de dezembro, sem aviso prévio aos participantes.

Para efeitos de classificação serão considerados os seguintes critérios: Dimensão em altura e largura; qualidade da madeira e quantidade; respeito pelas regras de localização e organização; impacto visual. Os prémios a atribuir aos três primeiros classificados são no montante de 300, 250 e 200 euros.


Festa das Luzes de 22 a 30 de dezembro

De 22 a 30 de dezembro, Belmonte recebe mais uma edição da «Festa das Luzes», Hanukkah em hebraico, que assinala a libertação e purificação do Templo de Jerusalém e a revolta contra os selêuci-das liderada por Matatias Macabeu e os seus cinco filhos, conforme está descrito no Antigo Testamento. “Após a libertação do Templo, verificou-se que só havia azeite suficiente para manter a chama eterna acesa por mais um dia. Contudo, a chama ardeu durante oito dias, o tempo necessário para se fazer e consagrar mais azeite para o Templo”.

É uma festa marcada “pelo clima familiar e pela grande alegria, durante esta, um candelabro de nove braços é usado, com o acender de uma vela por dia, recordando os oito dias em que a chama ardeu milagrosamente. O nono braço do can-delabro, colocado no centro e mais alto que os restantes, é o shamash, a vela que é usada para acender as restantes.”

A luz, em todo o seu espetro, é também o mote unificador que iluminará novos olhares sobre o património ímpar da Aldeia Histórica de Belmonte.

De 27 a 30 de dezembro, é a vez de Belmonte receber o ciclo «12 em rede | Aldeias em Festa», com o evento «Festa das Luzes», onde o visitante é então acolhido por um programa alargado que inclui concertos, degustações gastronómicas, oficinas e visitas que orientam este evento inesquecível.

 

 

- 19 Nov, 2019
- Ricardo Tavares