O Projeto da UBI MediaTrust.Lab – Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacias Cívicas, organizou um documento “Jornalismo de Proximidade, Jornalistas e Audiências: Propostas MediaTrust.Lab para Políticas Públicas” enviado ao Governo, aos partidos com assento parlamentar, entidades reguladores e representantes do setor dos media e jornalismo.
O documento reúne 64 propostas com o objetivo de reforçar a coesão territorial e a saúde democrática do país, através de um jornalismo local mais forte e inovador. O documento está organizado em dois blocos, um dirigido ao setor jornalístico e outro orientado para as audiências e cidadania.
Ao longo das propostas são expostos vários temas estruturantes para o jornalismo como a desvalorização da profissão, a sustentabilidade financeira dos meios de comunicação regional e o combate à desinformação. Entre as propostas estão o desenvolvimento de programas de literacia mediática, apoio à digitalização e inovação editorial, entre outros.
Pedro Jerónimo, coordenador do projeto, acredita “que um jornalismo de proximidade forte é essencial para uma democracia plural, informada e participativa”. Com um novo Governo, Pedro Jerónimo considera a altura ideal para divulgar o documento, “trata-se de colocar em comum a reflexão gerada no seio de um projeto de investigação com implicações concretas para o futuro do jornalismo em Portugal”.