A UBIAT – UBI Aeronautics Team, composta por estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (UBI), foi a grande vencedora da categoria “Manual” da competição aeroespacial AeroCup, arrecadando também o prémio de Melhor Projeto de Engenharia e Design, ambos com pontuação máxima.
Na prova, que decorreu nos dias 19 e 20 de julho no Campo Militar de Santa Margarida, a equipa da UBI destacou-se entre quatro formações universitárias portuguesas — UBIAT (UBI), Atlas (Instituto Superior Técnico), Automec (Universidade de Aveiro) e Academia Militar.
A UBIAT triunfou na categoria de voos pilotados (“Manual”) ao vencer todas as provas de voo, somando 250 em 250 pontos possíveis nos chamados “Dynamic Events”. Além disso, o projeto técnico e conceptual da aeronave utilizada mereceu a pontuação máxima de 90 em 90 pontos, garantindo à equipa o prémio de Melhor Projeto de Engenharia e Design.
A aeronave utilizada foi a mesma que a equipa apresentou no prestigiado Design, Build & Fly, nos Estados Unidos, em abril deste ano. Durante a AeroCup, esta voltou a impressionar, atingindo uma velocidade máxima de 204 km/h e resistindo a 8g de força (oito vezes o seu peso), estabelecendo novos recordes na competição.
Fonte: UBI