A Mutualista da Covilhã iniciou esta semana obras de requalificação na cozinha e lavandaria do edifício-sede que permitirão alargar a capacidade da resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). Atualmente com 60 vagas, a valência passará a servir 100 utentes até ao final do ano.
O projeto resulta de uma candidatura aprovada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, num investimento de 165.894 euros, financiado na totalidade. Além da intervenção nas instalações, está prevista a modernização de equipamentos, garantindo maior eficiência e segurança na prestação dos serviços.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da Mutualista da Covilhã, Nelson Silva, o objetivo é “reforçar a capacidade de apoiar mais seniores nas suas rotinas diárias, sem que precisem de sair do conforto das suas casas, promovendo o ageing in place com qualidade e proximidade”.
Criado em 1988, o Serviço de Apoio Domiciliário da Mutualista da Covilhã presta cuidados em domicílio, assegurando alimentação, higiene, limpeza habitacional, tratamento de roupa, cuidados de saúde e apoio psicossocial. A instituição dispõe ainda de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, com 40 camas, e de um Centro de Dia, com 30 vagas.