Castelo Branco volta a acolher, entre os dias 24 e 26 de outubro, o 48 Hour Film Project (48HFP), competição internacional que desafia equipas de cineastas a escrever, filmar e editar uma curta-metragem em apenas dois dias.
As estreias públicas das obras participantes estão agendadas para 1 de novembro, no Cineteatro Avenida, num evento que promete transformar a cidade num verdadeiro estúdio de cinema a céu aberto.
Segundo Afonso Fontão, presidente da Associação ST Arte de Castelo Branco, “durante dois dias, a cidade transforma-se num autêntico estúdio a céu aberto, onde criatividade, improviso e espírito de equipa são testados ao limite”.
O vencedor do Troféu do Público terá a oportunidade de competir em fases seguintes do projeto, com possibilidade de chegar ao Filmapalooza, festival mundial do 48HFP, e até ao Festival de Cannes, no Short Film Corner.
Criado em 2001 nos Estados Unidos, o 48HFP realiza-se atualmente em mais de 120 cidades, envolvendo já meio milhão de participantes em todo o mundo e revelando novos talentos do cinema independente.