A aldeia do Alcaide, no concelho do Fundão, vai acolher, entre os dias 12 e 16 de novembro de 2025, a 16.ª edição do Míscaros – Festival do Cogumelo, um dos eventos mais emblemáticos da Beira Interior dedicado à gastronomia, à natureza e à cultura local.
Durante cinco dias, o Alcaide transforma-se num verdadeiro palco de animação, arte e sabor, com um programa que inclui gastronomia, workshops, concertos, exposições e animação de rua, celebrando o rico património fúngico português, que conta com mais de 530 espécies, entre as quais se destacam os míscaros que crescem nas encostas da Serra da Gardunha.
Mais do que um evento gastronómico, o festival pretende valorizar o património paisagístico, cultural e ambiental da região, associando o lazer à preservação dos recursos naturais e à promoção turística do território.
O tradicional almoço comunitário de arroz de míscaro está marcado para o dia 16 de novembro (domingo), com um custo simbólico de um euro, cuja receita reverterá este ano a favor dos Bombeiros Voluntários do Fundão.
O Míscaros – Festival do Cogumelo 2025 é uma organização conjunta da Liga dos Amigos do Alcaide e da Câmara Municipal do Fundão, com o apoio da Junta de Freguesia do Alcaide.