A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, E.P.E. (ULSCB) assinou um contrato de financiamento com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS, I.P.), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a criação de um Centro de Diagnóstico Integrado (CDI) no Centro de Saúde da Sertã.
O investimento, no valor de 150 mil euros, totalmente financiado pelo PRR, insere-se na Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, concretamente no eixo C01-i01 – Cuidados de Saúde Primários com mais respostas.
O novo CDI permitirá à unidade de saúde disponibilizar Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) de baixa complexidade, como análises clínicas e exames de RX, reforçando a capacidade de resposta local e evitando deslocações desnecessárias dos utentes para outras unidades hospitalares.
Segundo o Presidente do Conselho de Administração da ULS de Castelo Branco, Prof. Doutor Rui Amaro Alves, “este investimento representa um passo decisivo para aproximar os cuidados de saúde dos cidadãos, garantindo maior rapidez na realização de exames e melhorando a qualidade da resposta clínica. É um compromisso com a modernização e eficiência dos serviços de saúde na nossa região.”