A Banda da Covilhã celebra, na próxima segunda-feira, 1 de dezembro, o seu 155.º aniversário, marcando mais de um século e meio de dedicação à música, à cultura e à tradição do concelho. As comemorações decorrem ao longo de duas semanas e incluem uma sessão solene, homenagens e um concerto de gala.
Os festejos começam no dia 1 de dezembro, às 16h00, no Auditório Júlio Cardona, com a Sessão Solene Comemorativa. O programa inclui homenagens aos músicos no ativo com mais de 10 e 15 anos de dedicação à instituição, bem como a receção a oito novos integrantes. A cerimónia termina com o tradicional corte do bolo de aniversário, acompanhado de espumante.
No domingo, 7 de dezembro, as celebrações prosseguem com a Eucaristia de Memória e Ação de Graças, às 09h00, na Igreja de São Francisco. Seguem-se o hastear da bandeira na sede da Banda, o desfile e cumprimentos à população, às 10h30. A homenagem aos músicos falecidos decorre às 11h00, no cemitério, com toque de silêncio e deposição de uma coroa de flores. O dia encerra com o almoço de convívio, às 12h30, na sede da instituição.
As comemorações culminam no sábado, 13 de dezembro, com o Grande Concerto de Gala “A Magia do Natal”, marcado para as 21h30, no Teatro Municipal da Covilhã, encerrando as celebrações deste marco histórico.
A organização é da Banda da Covilhã, com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã e da União de Freguesias de Covilhã e Canhoso.