O Momento Presente, coletivo de teatro sénior composto por 14 participantes entre os 60 e os 90 anos, vai abrir as portas ao público para um ensaio aberto da sua nova criação, a estrear em junho de 2026. A iniciativa é uma produção da Quarta Parede e decorre no dia 5 de dezembro, às 18h30, no Auditório do Condomínio Associativo II, na Covilhã.
O novo espetáculo, com o título provisório “À Espera”, é dirigido por João Castro e Sílvia Pinto Ferreira. Desde fevereiro, o coletivo tem desenvolvido um trabalho contínuo com foco nas ferramentas do ator, bem como na pesquisa e composição dramatúrgica, num processo que articula dramaturgias originais com textos clássicos e contemporâneos. Entre as referências já trabalhadas estão obras de Almada Negreiros, Gil Vicente e Molière.
O ponto de partida criativo desta nova criação surge da pergunta: “E se esta sala de ensaio fosse uma sala de espera o que é que se anseia e discute no momento presente?”. É esta reflexão que o ensaio aberto pretende partilhar com o público, permitindo acompanhar o desenvolvimento do espetáculo e o processo de criação coletiva.
A participação é gratuita, mas limitada à lotação do espaço. A organização aconselha reserva prévia através do email geral@quartaparede.pt ou dos contactos telefónicos 926 276 267 e 968 057 137.
