A tradição voltou a cumprir-se este domingo na Covilhã. O Natal com Arte abriu oficialmente com ambiente festivo, forte adesão do público e o sabor inconfundível do Bolo Nevão, num dia marcado também pelas luzes natalícias e pelas atuações artísticas que encheram o centro da cidade.
Promovido pelo Município da Covilhã, o evento conta com um vasto programa até 6 de janeiro, com atividades pensadas para famílias e visitantes, com o objetivo de promover o espírito natalício e dinamizar a economia local. A abertura reuniu uma verdadeira moldura humana, que visitou o Mercadinho de Natal e a Aldeia Natal e assistiu à atuação da Kayser Ballet – momento que assinalou a chegada do Pai Natal.
Seguiu-se a tradicional partilha do Bolo Nevão da Cidade da Covilhã, apoiada pelo mecenato da Sineiro Residence e pela colaboração de várias unidades de pastelaria e padarias locais. Houve grande entusiasmo em torno desta iguaria que representa a neve através de um manto branco de açúcar em pó – imagem de marca da região nesta quadra festiva.
O Coro Misto da Covilhã também subiu ao palco e o acender da iluminação natalícia – com destaque para a árvore gigante frente aos Paços do Concelho – fechou com brilho o primeiro dia da programação.
O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Hélio Fazendeiro, afirmou que o objetivo desta edição do Natal com Arte é proporcionar um ambiente acolhedor e de partilha, sublinhando ainda a importância da dinamização económica e do apoio aos pequenos artesãos presentes no Mercadinho de Natal. Até 24 de dezembro, será possível encontrar peças únicas e presentes de Natal diferentes, valorizando o comércio local.
Com epicentro na Praça do Município, o Natal com Arte pretende consolidar a Covilhã como destino ideal para viver a quadra natalícia, chamando mais pessoas ao centro histórico e reforçando a ligação entre cultura, tradição e economia.