Decorreu este sábado, dia 25 de janeiro, a 4.ª edição da Meia Maratona do Foral, com partida em Aldeia de Santa Margarida e meta em Idanha-a-Nova, junto ao Centro Cultural Raiano. A partida da prova foi dada pelo padrinho do evento, Francisco Farropas, natural de Idanha-a-Nova e duas vezes campeão nacional de estrada nos escalões M70 e M75.
A competição contou com a participação de cerca de 80 atletas, distribuídos por vários escalões e categorias, incluindo juniores, seniores e veteranos, em representação de clubes federados, não federados, associações e atletas individuais.
Nos resultados, destaque para Flávia Guimarães, que venceu o escalão Sénior Feminino, seguida de Alia Duarte e Kateryna Shvydyuk. Em Seniores Masculinos, a vitória coube a Paulo Eusébio, com Rafael Pereira e Nuno Santos a completarem o pódio. Nos restantes escalões veteranos e juniores, os primeiros lugares foram alcançados por Marta Xavier, Magda Ribeiro, Tomás Fernandes, Marco Alves, Frederico Teles e Fernando Matos, entre outros atletas.
A Meia Maratona do Foral foi organizada pelo Club União Idanhense, em parceria com a Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida e a União das Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, contando ainda com o apoio do Município de Idanha-a-Nova e da Associação de Atletismo de Castelo Branco. A iniciativa assinala a Carta de Confirmação da vila de Idanha-a-Nova, redigida por D. Sancho I, a 23 de janeiro de 1206.
Paralelamente à prova principal, realizou-se também uma caminhada em Idanha-a-Nova, promovendo a atividade física, o convívio e a valorização do património natural e histórico-cultural do concelho.
O evento contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Elza Gonçalves, do Vice-Presidente Vítor Mascarenhas e do Presidente da Assembleia Municipal, João Pedro Roxo. Na ocasião, a autarca agradeceu a participação de todos os envolvidos e deixou palavras de elogio à organização e às juntas de freguesia parceiras.