Carnaval da neve anima Covilhã e Serra da Estrela durante cinco dias
Por Jornal Fórum
Publicado em 26/01/2026 15:54
Cultura

A cidade da Covilhã e Serra da Estrela voltam a ser palco de mais uma edição do Carnaval da Neve, que sai à rua entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com um programa recheado de animação, folia e tradições e que tem como principal novidade o 1.º Festival Gastronómico da Panela no Forno.

Organizado numa parceria entre o Município da Covilhã e o Clube Nacional de Montanhismo, o Carnaval da Neve 2026 manterá a aposta em eventos que já fazem parte da tradição carnavalesca do concelho e junta-lhe novos “ingredientes” que valorizam o evento e reforçam a marca.

É o caso do 1.º Festival Gastronómico Panela no Forno, que tem como rei um prato típico da Covilhã, confecionado com arroz e muito rico em enchidos e em carnes de porco (dobrada, orelheira, pé de porco) e que liga “perfeitamente” com a época do ano em que também existe o costume de se comer abundantemente enchido e carnes fumadas.

O objetivo é ter esta oferta na ementa dos restaurantes locais e levar este produto que faz parte da gastronomia local, ligando assim duas marcas que fazem parte da história e da identidade da Covilhã, conforme explicou, nesta segunda-feira, a Vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia, na conferência de imprensa de apresentação do Carnaval da Neve 2026, que este ano completa 65 anos.

Especificando que o festival já tem 10 restaurantes aderentes (dois nas Penhas da Saúde, sete na cidade e um numa freguesia), Regina Gouveia também se mostrou confiante do sucesso desta iniciativa, reiterando que é mais uma oferta que se dá a todos os que escolhem este território para passar o carnaval.

E a oferta que encontram é variada, incluindo desfiles, bailes, prémios, exposições e até atividades desportivas. 

“É um programa que procura criar mais atratividade, partindo de dentro para fora”, referiu Regina Gouveia, frisando a importância que esta oferta também tem para reforçar a Covilhã como um dos melhores destinos para passar o Carnaval.

Opinião partilhada por Lino Torgal, do Clube Nacional de Montanhismo: “É um programa que se quer local - para as pessoas que são cá - mas também um programa turístico, disse, destacando que por estes dias a Serra da Estrela recebe milhares de visitantes e que tudo está preparado para que se possam divertir.

 O evento arranca no dia 13, com a ação “Mexe-te no Carnaval” e com o Corso Social, que junta mais de 800 pessoas de diferentes gerações (crianças e idosos), num ambiente de inclusão social e de muita folia. Segue-se a atuação da “Fada Juju” e, ao final do dia, as atividades desportivas “Ginástica com Folia” e “Corrida de Mascarados”. 

O dia 14 está reservado para a Serra da Estrela que acolhe o Passeio de Carnaval, animação de rua nas Penhas da Saúde, o Open Ski Carnaval da Neve (Estância de Ski) a Patinagem de Mascarados no Gelo (Ice Arena) e o Remember Old Times.

Outro dos momentos altos está marcado para o dia 15, com desfile Carnaval do Mundo que junta 12 associações do concelho e mais de 500 participantes e que é um verdadeiro exemplo de diversidade, enquadrando-se na premissa de uma Covilhã cosmopolita e aberta ao mundo. 

A 16 de fevereiro, a folia está garantida com Grandioso Baile de Mascarados com a Banda Kumitiva e com prémios para os melhores mascarados. 

No dia 17 tem lugar a Dança de Carnaval e o Enterro do Entrudo.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online