Miguel Gavinhos eleito presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira
Por Jornal Fórum
Publicado em 27/01/2026 19:51
Sociedade

Miguel Gavinhos é o novo presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira, após ter sido eleito por unanimidade num ato eleitoral que decorreu esta terça-feira, dia 27 de janeiro de 2026, nos Paços do Concelho da Guarda.

A Associação de Municípios da Cova da Beira é composta por 13 municípios da região: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

Para este mandato, Miguel Gavinhos, presidente do Município do Fundão, assume como prioridades o reforço da coesão territorial e uma aposta clara em várias áreas estratégicas desenvolvidas pela Associação, que dão suporte à ação municipal. Entre essas áreas estão a transição e eficiência energética, a cooperação transfronteiriça, o cadastro, a limpeza urbana, a proteção civil, a recolha de óleos alimentares, os bioresíduos, os planos municipais de resíduos sólidos urbanos, as plataformas SIG, o arvoredo urbano, a carta social, desportiva e educativa, a mobilidade elétrica, a realização do Grande Prémio de Ciclismo Beiras e Serra da Estrela e a promoção de feiras de atividades económicas, entre outras.

Com esta eleição, Miguel Gavinhos assume igualmente a presidência da Enerarea – Agência Regional de Energia e Ambiente da Beira Interior.

Foram também eleitos os restantes órgãos da Associação. O Conselho Diretivo é presidido por Miguel Gavinhos e integra como vogais Carlos Condesso, presidente do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, António Machado, presidente do Município de Almeida, Daniela Capelo, presidente do Município de Pinhel, e José Miguel Oliveira, presidente do Município de Penamacor.

A Mesa da Assembleia é presidida por Sérgio Costa, presidente do Município da Guarda, tendo como vice-presidente Vítor Proença, presidente do Município do Sabugal, e como secretário Alexandre Lote, presidente do Município de Fornos de Algodres.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online