Durante o ano 2026, a Galeria António Lopes surge com uma nova proposta de atividades destinada a todas as idades, designadamente as oficinas de fim de semana, que vão decorrer mensalmente, com a colaboração do artista plástico Fernando Aranda, professor de desenho na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e doutorando em Media Artes.
A segunda oficina deste curso decorre no dia 21 de fevereiro, entre as 10:00 e as 13:00, e será dedicada ao Desenho de Natureza Morta, uma técnica de retrato de objetos inanimados como frutas, flores, louças, livros, entre outros, dispostos artisticamente para serem desenhados a partir da observação. Serão tidos em conta todos os aspetos relativos a composição, luz, sombra e forma.
As próximas temáticas das oficinas de fim de semana já estão agendadas e contam com Fotografia Alternativa – Gumoil (21 de março), Desenho de Figura Humana (11 de abril), Fotografia Alternativa – Cianotipia e Viragem da Cor (09 de maio) e Desenho de Paisagem (20 de junho). Planificada está também uma Oficina de Gravura.
Os participantes, jovens ou adultos, maiores de 16 anos, não necessitam de ter conhecimentos prévios em artes visuais, contudo devem fazer inscrição obrigatória (info@fernandoaranda.art ou para o telefone número 967695054) dado que as vagas são limitadas.
Cada participante terá direito a um certificado de presença da respetiva oficina que frequentou e, no final, aqueles que conseguirem concluir todos os ateliers, vão receber um diploma específico deste Curso de Artes.
Os materiais são disponibilizados a cada sessão, solicitando-se apenas ao participante que leve um avental ou roupa adequada.