Luísa Sobral em concerto no TMC~
Por Jornal Fórum
Publicado em 06/02/2026 15:29
Cultura

No dia 14 de fevereiro (sábado), às 21h30, sobe ao palco do Teatro Municipal da Covilhã (TMC~) uma das cantoras-compositoras mais reconhecidas do panorama musical português: Luísa Sobral. 

Estreia-se em 2011 com "The Cherry on My Cake", álbum muito bem recebido pelo público e pela crítica. Seguem-se "There’s A Flower In My Bedroom" (2013), com convidados como Jamie Cullum, António Zambujo e Mário Laginha e ainda o disco “Luísa" (2016), gravado em Los Angeles pelo produtor Joe Henry (Madonna, Elvis Costello, entre outros). “Rosa", o quinto álbum de originais (2018) foi produzido por Raul Refree (Sílvia Pérez Cruz, Rosalía, Rocío Márquez). Explorando com leveza os terrenos da pop, “DanSando" (2022) é o mais recente álbum de Luísa Sobral: um trabalho íntimo e pessoal, mas também socialmente consciente e implicado, reunindo canções mais luminosas e nas quais o amor é a matéria-prima. Produzido pelo vencedor de um Grammy Latino, Tó Brandileone, o disco foi gravado entre Lisboa e São Paulo.

A sua faceta de compositora vai-se destacando ao longo dos anos, chegando a compor para artistas como Ana Moura, António Zambujo, Sara Correia, Mayra Andrade, Sílvia Pérez Cruz, entre muitos outros. Em 2017, assina "Amar Pelos Dois", que entrega ao irmão, Salvador Sobral, para interpretar. A parceria fraterna revela-se um estrondoso sucesso: Portugal conquista a sua primeira vitória de sempre no Festival Eurovisão da Canção.

Enquanto produtora, colaborou com artistas como Elisa Rodrigues, Joana Alegre, Luís Trigacheiro ou Rogério Charraz.

Luísa Sobral tem também obra dedicada ao público infantil, como o disco "Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa" (2014), o mini-álbum de canções de embalar “Camomila" (2021) e ainda os livros “Quando a Porta Fica Aberta” (2022) e “O Peso das Palavras” (2024).

Além de ser uma das artistas mais queridas do público português, Luísa Sobral tem também uma vasta experiência internacional. Desde 2011, ano em que atuou no mítico programa da BBC “Later…with Jools Holland”, Luísa tem vindo a acumular digressões em países como Espanha, França, Turquia, Israel, Austrália, Alemanha, Suíça, Luxemburgo, EUA, Marrocos, África do Sul, Namíbia, Zimbabué, Botswana, Japão, Coreia do Sul, Brasil e Uruguai. Atuou também em festivais como o WOMAD em Adelaide (Austrália), Barcelona Jazz Festival, Cartagena Jazz Festival, London Jazz Festival, Cully Jazz, South by Southwest (Texas, EUA), entre muitos outros.

Em 2025 lançou o seu primeiro romance, “Nem Todas as Árvores Morrem de Pé”.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online