Castelo Branco aprova 3,1 milhões para Escola de Chefs
Por Jornal Fórum
Publicado em 12/02/2026 14:36
Sociedade

O Município de Castelo Branco viu aprovada uma candidatura ao Programa CENTRO2030 para a implementação da Escola de Chefs – Centro de Estudos Gastronómicos, com um financiamento da União Europeia no valor de 3.130.348,11 euros.

O apoio destina-se à reabilitação e adaptação de um edifício, incluindo a elaboração do projeto de execução, a empreitada de reabilitação, a aquisição de equipamentos básicos e de equipamentos tecnológicos.

De acordo com a autarquia, a operação contribui para a qualificação do ambiente urbano, a reabilitação de edifícios públicos com melhor desempenho energético, a regeneração económica e social e a redução da pegada carbónica.

A obra deverá decorrer até ao final de 2026, estando prevista a entrada em funcionamento da Escola de Chefs em 2027. O projeto pretende dinamizar o centro histórico da cidade, promover o rejuvenescimento urbano e contribuir para o desenvolvimento de um território de baixa densidade populacional.

Entre os principais objetivos estão a valorização do património urbano, o reforço da atratividade do centro histórico, a criação de um polo formativo de excelência na área da gastronomia, o estímulo ao empreendedorismo e ao emprego jovem, bem como a valorização dos produtos endógenos e da identidade territorial.

A operação “Reabilitação e Adaptação de Edifício para Implementação da Escola de Chefs” enquadra-se no Aviso CENTRO2030-2024-11 – Reabilitação e Regeneração Urbanas (IT) e é financiada pelo Centro 2030, Portugal 2030 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online