Realizou-se na passada sexta-feira a reunião magna da Confraria Gastronómica da Cherovia e da Panela no Forno, na Covilhã, momento marcante da vida associativa da instituição, dedicado à análise do trabalho desenvolvido e à definição das linhas estratégicas para o futuro.
Durante a sessão, foram aprovadas a ata da reunião anterior, as contas e o relatório de atividades referentes ao ano de 2025, registando-se um saldo positivo de 1.866,63 euros para o exercício de 2026.
Da ordem de trabalhos constou também a eleição da nova chancelaria para o mandato 2026–2029. Foi apresentada a sufrágio uma única lista, aprovada por unanimidade e aclamação. Após o ato eleitoral, a nova direção tomou posse, tendo ainda sido votado e aprovado, igualmente por unanimidade, o plano de atividades e orçamento para o ano de 2026.
Após seis anos desde a fundação da Confraria, Eduardo Cavaco deixou a liderança da instituição com sentido de missão cumprida. Durante este período, a Confraria consolidou-se no panorama gastronómico regional e nacional, destacando-se pela edição de quatro livros, realização de cinco capítulos, criação da confraria infantil, dinamização do Dia Nacional da Panela no Forno e diversas representações em Portugal e Espanha.
No discurso de tomada de posse, a nova chanceler, Sónia Moreira, agradeceu a confiança depositada e manifestou total disponibilidade e sentido de missão para continuar a valorizar as tradições gastronómicas da Covilhã, em conjunto com toda a equipa agora eleita.
A reunião terminou com a realização de um ponto de honra, promovendo o convívio entre os confrades e convidados.