A Universidade da Beira Interior (UBI) manifestou em comunicado, a sua preocupação relativamente à presença, na Futurália deste ano, de conteúdos que “não se enquadram plenamente no espírito de um evento dedicado à educação, à formação e à promoção da empregabilidade”.
“A UBI reitera a importância destes espaços e do espírito que tem pautado a organização de edições prévias, permitindo aproximar os jovens da oferta académica das instituições de ensino. Pelo que considera importante que, em futuras edições e iniciativas de natureza semelhante, sejam reforçados os mecanismos de promoção da vertente educativa e formativa do evento, evitando a desvirtuação do evento”, frisa.
A Universidade da Beira Interior pauta a sua atuação por “valores que reconhecem o Ensino Superior e a investigação como pilares fundamentais para a construção de uma sociedade assente em princípios democráticos e de respeito integral da igualdade, da liberdade e assente na dignidade humana”.
“A UBI incentiva, por isso, uma cultura de inclusão, de responsabilidade social e de diálogo aberto com instituições, empresas, entidades locais, comunidades e culturas diversas, contribuindo para que os espaços de ensino se afirmem cada vez mais como locais de liberdade, partilha de conhecimento, construção de pontes e integração”, diz.
É neste espírito que a UBI “continuará a participar em iniciativas públicas de divulgação e orientação vocacional, no pressuposto que estes eventos se desenvolvam em consonância com a missão educativa e com os princípios fundamentais de respeito e dignidade humana”.