A localidade de Salvaterra do Extremo acolheu, no passado sábado, a inauguração do Ninho Globo, uma estrutura artística que pretende valorizar a paisagem e reforçar a identidade do território.
A obra, da autoria do atelier francês Yok Yok, consiste numa esfera construída manualmente em xisto negro, resultado de uma colaboração com a comunidade local.
Segundo a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, o Ninho Globo alinha-se com os ciclos do sol e da lua, assumindo-se como um elemento de ligação entre o território e uma dimensão universal.
Durante a cerimónia, a presidente da autarquia destacou que esta intervenção constitui “uma âncora fundamental” do Museu Experimenta Paisagem, projeto iniciado em 2019 com o objetivo de promover o desenvolvimento de territórios com desafios demográficos.
A iniciativa ganha agora dimensão europeia ao integrar o programa Landscape Together, financiado pela Europa Criativa.
O novo espaço é apresentado como um observatório que convida à contemplação da paisagem, reforçando a valorização cultural e turística do concelho de Idanha-a-Nova.