O HUB Criativo Têxtil Portas do Sol vai promover várias oficinas na área do têxtil, que têm início já no dia 30 de maio e se prolongam até ao final do ano e que vão ser dedicadas aos pequenos arranjos de costura à mão, à aprendizagem em máquinas de costura e à modelagem.
As oficinas decorrem em vários sábados de cada mês, entre as 15:00 e as 17:00.
Os participantes, jovens ou adultos, maiores de 16 anos, não necessitam de ter conhecimentos prévios na área, contudo devem fazer inscrição obrigatória através do número 275330600/0, dado que as vagas são limitadas a 10 participantes por oficina.
A primeira formação deste conjunto intitula-se “Pequenos Arranjos” e tem como objetivo provar que a costura à mão é algo simples. Para o efeito, os formandos serão apoiados por Luísa Matos em duas sessões a decorrer nos dias 30 de maio e 20 de junho. No final, os participantes vão aplicar o que aprenderam e levar para casa um criativo fantoche de mão.
“Pano para Mangas” é o nome do segundo conjunto de oficinas que irá completar o Curso de Máquina de Costura, dinamizado por Luísa Matos, técnica com mais de 30 anos de experiência em confeção e costura. As aprendizagens passam por conhecer a máquina; controlo e operação; exercícios práticos; pequenos projetos e reparações; e na fase de projeto final será criada uma T-shirt modular, com elementos intercambiáveis.
As sessões decorrem nos dias 12 de setembro, 10 de outubro, 14 de novembro e 12 de dezembro.
Os participantes devem levar a sua máquina de costura e caso não tenham, o HUB poderá providenciar o empréstimo.
Intitulado “Quem não risca não petisca”, este curso de Modelagem distribui-se em 5 sessões que decorrem em simultâneo com o curso de Máquina de Costura. Será ministrado por Paula Oliveira, modelista de vestuário com mais de 35 anos de experiência em desenvolvimento de produto, interpretação de design e acompanhamento técnico na indústria da moda.
Neste curso será feita a iniciação à modelagem, construção de moldes base de saia e top e variados exercícios práticos. As sessões decorrem nos dias 19 de setembro, 17 de outubro, 24 de outubro, 21 de novembro e 28 de novembro.