A Histérico - Associação de Artes A Histérico-Associação de artes organiza a VIII edição do Gardunha Fest. – Festival de curtas-metragens sob a temática do paranormal. Será nos dias 28, 29 e 30 de agosto no Fundão. Sob o mote “mais que um festival de cinema”, num programa de três dias há música, palestra literária, moda, sunset, espiritualidade, observação astronómica e claro, cinema.
A acontecer na sala de cinema d’A Moagem, no Fundão, o programa inicia sexta-feira, dia 28 de agosto, às 21H30 com o concerto dos Zanibar Aliens, uma banda de rock lisboeta composta por Carl Karlsson (voz e teclados), Filipe Karlsson (guitarra e voz), Ricardo Velhote do Carmo (baixo), Martim Seabra (guitarra e voz) e Diogo Braga (bateria). Com uma identidade profundamente enraizada no rock dos anos 70, bebendo da energia de lendas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Creedence Clearwater Revival. A sua viagem musical começou em 2012, culminando em 2014 com o lançamento do álbum de estreia, "Bela Vista", gravado nos emblemáticos estúdios Namouche. Desde então, a banda afirmou-se no panorama nacional e internacional, marcando presença em grandes festivais como Vodafone Paredes de Coura, NOS Alive, EDP Vilar de Mouros e Rock in Rio Lisboa, além de somar digressões europeias por países como Inglaterra, Espanha, França, Alemanha e Holanda. Em constante evolução, o grupo rumou a Inglaterra em 2017 para gravar o seu segundo trabalho, "Space Pigeon", nos Factory Road Studios (Eastleigh). Em 2019, o homónimo "Zanibar Aliens III" revelou uma faceta mais eclética, fundindo o rock com ritmos de Samba e Bossa Nova — uma fusão evidente no single "All I Need Is You". Esta experimentação consolidou-se em 2020 com o lançamento do seu quarto álbum, onde a exploração de novos géneros nunca perdeu de vista a matriz rock que os define. Após um período de maturação, os Zanibar Aliens estão de regresso aos palcos desde o ano passado e preparam um novo álbum.
Na sexta e sábado estará patente n’A Moagem uma exposição de moda, concebida por Catarina Cruz, com a coleção ‘O segredo da Serra’. Catarina Cruz é estudante de 1º ano do Mestrado em Design Vestuário e Têxtil da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Universidade Politécnica de Castelo Branco (UPCB). Foi vencedora do concurso “O Bordado de Castelo Branco e a Moda” em 2024 e obteve o 2º prémio no concurso “O Bordado de Castelo Branco na Moda 2026”. A coleção ‘O segredo da Serra’ é inspirada no misticismo, nas lendas e nos mistérios que envolvem a Serra da Gardunha, em particular na paranormalidade associada a este local que abrange os concelhos do Fundão e Castelo Branco.
O programa de sábado inicia às 14H30, com a palestra "Literatura sob inspiração da Gardunha". Sob moderação de Dina Matos, Diretora na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, tem como convidados Rosária Janeira Antunes, Daniela Marion, Francisco Barata (Xico Gaiato) e Manuel da Silva Ramos.