Opinião: Vitor Aleixo | O PS e o seu futuro
Por Jornal Fórum
Publicado em 16/06/2025 01:03 • Atualizado 16/06/2025 16:46
Opinião

Já passou mais de uma semana depois das eleições legislativas e o Partido Socialista irá entrar em processo eleitoral interno. Mas durante estes dias percebi que muitos dirigentes do PS ainda não se aperceberam da crise em que o partido está mergulhado. Ouvi esta pérola de pessoas que tiveram e têm grandes responsabilidades no partido: “Precisávamos de tempo para discutir e debater os problemas do partido».  

Tempo? Até depois das autárquicas? Cinco meses? Mas ainda não perceberam que era tempo para empatar e para engordar os problemas que o PS tem? O partido necessita de um líder no imediato, pois o diagnostico está feito. Pedro Nuno Santos não conseguiu passar a mensagem aos eleitores, passou a campanha num tom crítico que o eleitorado não gostou e sancionou, quando se deveria ter dedicado à apresentação de propostas e soluções. 

O problema do PS não foi o de virar mais à esquerda ou à direita, o problema foi ficar a falar sozinho e «afónico» nas poucas propostas que apresentava. 

José Luís Carneiro apresenta-se como uma alternativa que teria ganho há um ano e meio se não fossem os militantes a votar, mas sim o povo, no entanto um partido tem a sua organização e são os militantes que votam e escolhem, e bem. Regras são regras. 

Mas não tenho a menor dúvida que José Luís Carneiro não tinha tido estes resultados eleitorais, primeiro porque chegava mais às pessoas, ao povo, foi autarca muitos anos e trazia esse apport, que Pedro Nuno não tinha.  

Esperemos que a nova escolha que poderá recair sobre Carneiro, traga consensos e tire o país de eleições constantes. Para já o discurso é mais fluido e passa de outra forma, o resto logo veremos… 

Boa semana, com boas leituras. 

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online