A Câmara Municipal da Covilhã e o distrito chinês de Longhua formalizaram, esta quinta-feira, 24 de julho de 2025, um memorando de geminação com o objetivo de estreitar laços de cooperação e criar novas oportunidades de desenvolvimento económico, cultural e educativo.
A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Covilhã, com a presença de representantes chineses e portugueses. O processo de aproximação entre os dois territórios já vinha sendo desenvolvido através de visitas de trabalho e contactos institucionais.
“Vamos trabalhar juntos e os frutos não hão de tardar”, afirmou o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, destacando as vantagens mútuas: “Podemos tirar vantagens de um mercado com uma escala extraordinária e Longhua poderá tirar partido do tanto que a nossa Covilhã tem para oferecer”, pela sua localização estratégica, infraestruturas e regulamentos de apoio ao investimento.
O autarca apontou como áreas prioritárias de intercâmbio a economia digital, as novas energias, a saúde, os cuidados médicos, a cultura e a educação.
O presidente de Longhua, Song Guoshuai, sublinhou a importância deste passo, afirmando que a geminação representa “uma oportunidade para o desenvolvimento comum”.
No âmbito desta sessão, foram também assinados protocolos de cooperação entre entidades de Longhua e o Parkurbis e a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, reforçando o compromisso de gerar novas sinergias empresariais.