Vasco Ferrinho Lopes, docente convidado no Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), foi distinguido com o Prémio de Melhor Tese de Doutoramento 2023–2024 atribuído pela Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (APRP). A distinção foi atribuída durante o jantar de gala da conferência IBPRIA, em Coimbra, no início de julho.
A tese premiada, intitulada “Improving Neural Architecture Search With Bayesian Optimization and Generalization Mechanisms”, representa um contributo inovador na área da Inteligência Artificial, mais concretamente na automação do design de redes neuronais permitindo desenvolver modelos de alto desempenho de forma mais eficiente e acessível.
Realizado no âmbito do Doutoramento em Engenharia Informática da UBI, o trabalho foi orientado por Luís A. Alexandre, docente do Departamento de Informática. A investigação propõe métodos que permitem desenvolver modelos de IA de alto desempenho de forma mais eficiente e acessível, com especial enfoque em aplicações de visão computacional, promovendo a democratização do acesso a soluções de IA.
A distinção da APRP visa reconhecer trabalhos de excelência científica com impacto prático nas áreas do Reconhecimento de Padrões e da Inteligência Artificial.
Fonte: UBI