O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) acolheu em julho a 19.ª edição do estágio “Construir Robôs Inteligentes”, promovido pelo Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes, com a participação de oito alunos do 9.º ao 12.º ano.
Integrada no programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias, a iniciativa teve como objetivo introduzir os jovens ao mundo da robótica, combinando noções práticas de mecânica, eletrónica e programação.
Durante o estágio, os participantes desenharam peças em AutoCAD, acompanharam o processo de corte a laser nas oficinas da ESART Project Factory, e montaram os seus próprios robôs móveis inteligentes, capazes de se deslocar autonomamente ou ser controlados remotamente através do telemóvel.
As aplicações para comando e funcionamento dos robôs foram inteiramente desenvolvidas pelos estudantes, utilizando plataformas como Arduino, software do laboratório e o MIT App Inventor.
O estágio contou com a coordenação do docente Paulo Gonçalves, com a colaboração dos bolseiros de investigação António Alves e Pedro Rosa, bem como do docente Tiago Silva, da ESART Project Factory.