O Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um novo concurso com uma dotação de 20 milhões de euros para apoiar o investimento empresarial nos territórios de baixa densidade da região Centro. O objetivo é promover projetos inovadores de micro, pequenas e médias empresas, com impacto positivo na competitividade e na diversificação da economia portuguesa.
Além do montante dedicado especificamente ao Centro 2030, as empresas da região podem ainda beneficiar de uma verba adicional de 70 milhões de euros do Programa Inovação e Transição Digital (COMPETE 2030).
“Este concurso concretiza uma aposta na competitividade da economia regional e em particular dos territórios de baixa densidade, que necessitam de uma atenção especial, com taxas de comparticipação mais generosas e um financiamento totalmente não reembolsável”, destacou Isabel Damasceno, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro).
O apoio destina-se a projetos que produzam bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, com enfoque nas exportações e na integração em fileiras produtivas e cadeias de valor geradoras de maior valor acrescentado. São elegíveis iniciativas que envolvam a criação de novos estabelecimentos, aumento de capacidade produtiva, diversificação da oferta ou alteração do processo de produção.
As candidaturas decorrem online, sendo o aviso de concurso consultável em https://centro2030.pt/avisos/.