Covilhã acolhe exposição itinerante “Portugal Cerâmico” na Galeria António Lopes
Por Jornal Fórum
Publicado em 06/08/2025 10:31
Sociedade

A Galeria António Lopes, na Covilhã, recebe entre os dias 7 de agosto e 28 de setembro a exposição “Portugal Cerâmico”, promovida pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), que reúne 31 municípios ligados à cerâmica artesanal e contemporânea em Portugal.

A exposição apresenta 23 peças cerâmicas representativas de diferentes territórios, proporcionando aos visitantes uma viagem pelo património cerâmico nacional. 

Depois de passar pelo Parlamento Europeu, em Bruxelas, em junho, a mostra chega agora à Covilhã, integrada num percurso nacional que pretende reforçar a importância da preservação das denominações de origem e promover a diversidade de estilos, técnicas e materiais usados na cerâmica portuguesa.

A AptCVC foi criada em abril de 2018, no Palácio de Mafra, no âmbito do Agrupamento Territorial das Cidades Cerâmicas Europeias, que junta países como Itália, Espanha e França — referências mundiais nesta área. Portugal, apesar da sua dimensão, destaca-se como segundo maior produtor mundial de cerâmica de mesa e decorativa.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online