Castelo Branco recebeu milhares no "Festival Mais Solidário”, juntando música, cultura e homenagem à diáspora portuguesa
Por Jornal Fórum
Publicado em 11/08/2025 16:19
Cultura

Entre 1 e 3 de agosto, Castelo Branco foi palco do “Festival Mais Solidário”, evento que uniu cultura, solidariedade e homenagem à diáspora portuguesa, reunindo milhares de visitantes, incluindo emigrantes regressados para férias. Organizado pela Associação de Apoio “Quatro Corações”, o festival é já uma referência na região Centro, pelo impacto cultural e social e pela ligação às comunidades portuguesas no estrangeiro.

Um dos destaques foi a “Festa do Emigrante TVI”, transmitida em direto no dia 2, com quatro horas de música e reportagens conduzidas por Mónica Jardim, Nuno Eiró e João Montez, e a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa. O governante sublinhou o objetivo solidário da iniciativa:

“O ‘Festival Mais Solidário’ é um evento que procura angariar fundos para servir refeições às pessoas que não têm. Já serviram mais de 800 mil refeições. São pessoas que trabalham voluntariamente e que servem diariamente as refeições às pessoas”. “Dar-lhes essa refeição, condições dignas de vida, é fundamental. Quero agradecer à Associação ‘Quatro Corações’ e destacar a nobreza do seu gesto. São pessoas fabulosas.”

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, reforçou a ligação da diáspora à sua terra natal:

“Há uma coisa que os liga, que é o amor à terra, o apelo da terra e o regresso em cada ano. Castelo Branco hoje é um concelho muito diferente daquele em que a maior parte dos nossos emigrantes partiram. É desenvolvido, atrativo e um local de oportunidades.”

A programação contou com artistas como Bárbara Tinoco, Virgul, DJ Tozo, King Bigs, Mizzy Miles, Última Ceia, Sergy, “Cantar Morangos – Morangos com Açúcar” e Luppys.

Para Ana Muralha, presidente da Associação “Quatro Corações”, o festival “superou todas as expetativas” e foi “um movimento de união, partilha e compromisso com causas que tocam vidas”, envolvendo 350 voluntários, 25 associações e mais de 150 parceiros.

Entre as associações presentes estiveram a Mais Lusofonia, que apresentou ações humanitárias, e a Cap Magellan, que promoveu campanhas de segurança rodoviária e prevenção do consumo de álcool.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online