IPCB soma mais de 800 novos estudantes no início do ano letivo 2025/2026
Por Jornal Fórum
Publicado em 26/08/2025 09:24
Sociedade

 

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) recebeu 490 novos estudantes na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA) em 2025, dos quais 387 ficaram colocados na sua primeira opção.

As vagas da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias e de duas licenciaturas da Escola Superior de Artes Aplicadas foram totalmente preenchidas. No entanto, permanecem 530 vagas disponíveis, distribuídas pelas restantes licenciaturas, que poderão ser ocupadas na 2ª fase do CNA, cujo período de candidaturas decorre a partir de 25 de agosto.

A estes estudantes juntam-se cerca de 400 colocados através de concursos especiais, incluindo Estudantes Internacionais, Maiores de 23 anos, reingressos e titulares de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), entre outros. Adicionalmente, 42 estudantes foram colocados via Concurso Local na Escola Superior de Artes Aplicadas.

No que respeita aos CTeSP, que tiveram candidaturas abertas até 25 de agosto, o IPCB já registou 363 candidatos, mais 100 do que na mesma fase de 2024. Também nos ciclos de estudos avançados o crescimento é notório, com 287 novos estudantes matriculados em doutoramento, mestrados e pós-graduações. A 3ª fase de candidaturas decorre entre 8 e 18 de setembro, com 119 vagas disponíveis.

O presidente do IPCB, António Fernandes, manifestou satisfação com os resultados obtidos nas licenciaturas por concursos especiais, nos CTeSP, mestrados e doutoramento. Quanto à 1ª fase do CNA, sublinhou que, devido às alterações nas regras de acesso, era esperada uma redução do número de colocados a nível nacional. Ainda assim, frisou que a diminuição registada no IPCB “se encontra em linha com outras instituições do país e ligeiramente melhor que a generalidade das instituições do interior”.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online