O Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Interior (CFAEBI) organiza no próximo dia 9 de setembro as Jornadas Pedagógicas “Do Pensamento ao Pixel”, um encontro que pretende refletir sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) na educação e nas aprendizagens.
O evento decorrerá em dois momentos. Durante a manhã, entre as 09h00 e as 13h00, no Auditório das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior (UBI), realizam-se palestras dedicadas aos temas:
• Conceitos Fundamentais de Inteligência Artificial e o Papel da IA Generativa;
• Inteligência Artificial na Educação: Inovação, Ética e Pedagogia;
• Princípios Essenciais para a Integração Eficaz da IA nas Aprendizagens.
No período da tarde, das 15h00 às 18h00, em várias escolas da região, terão lugar workshops práticos, entre os quais:
• Workshops sobre Leds e IA;
• Workshops PIC TIC: Tecnologia Digital na Sala de Aula.
Com o mote “Do Pensamento ao Pixel”, as jornadas pretendem promover a transição digital na educação, incentivando docentes a explorar metodologias que integrem tecnologias emergentes de forma ética, criativa e pedagógica.
A iniciativa conta com a colaboração da Universidade da Beira Interior, do CCTIC, de municípios e de agrupamentos escolares da região.