A Comissão Diretiva do Programa Regional do Centro (CENTRO 2030), em articulação com as Comunidades Intermunicipais da região, aprovou a abertura de um conjunto de concursos que totalizam 4,7 milhões de euros de fundos europeus, destinados a apoiar investimentos de pequena dimensão por empresas dos setores do comércio e serviços.
Estes apoios visam reforçar o emprego, modernizar equipamentos e aumentar a resiliência das economias locais, enquanto contribuem para as estratégias de dinamização da atividade comercial.
Os concursos apoiam projetos até 50 mil euros, abrangendo construção, reconstrução ou ampliação de estabelecimentos, bem como modernização de máquinas e equipamentos, incluindo informáticos.
Podem beneficiar estabelecimentos de comércio e serviços de proximidade que melhorem a qualidade de vida da população e tenham impacto no ambiente urbano, sobretudo nas áreas centrais e históricas das cidades e vilas da região.
Segundo Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, “estes concursos procuram responder aos apelos efetuados por muitos representantes empresariais da região, no sentido de encontrar uma resposta para as empresas dos setores de comércio e serviços, habitualmente arredadas deste tipo de apoios”.
Este financiamento enquadra-se nos Contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial assinados com as Comunidades Intermunicipais, integrando-se no Sistema de Incentivos de Base Territorial.
Os avisos de concurso estão disponíveis em: https://centro2030.pt/avisos/.