Notícia na íntegra (site):
A candidatura +Covilhã apresentou o seu programa de ação para as Autárquicas 2025, estruturado em sete eixos estratégicos, construídos de forma participada com membros das listas, contributos da sociedade civil e sugestões de covilhanenses.
O movimento sublinha que este é um “projeto feito com e para a Covilhã”, com ambição e visão, representando um contrato de confiança com os cidadãos. Caso seja eleito, o executivo compromete-se a lançar uma plataforma online para acompanhamento público da execução das medidas.
Os sete eixos apresentados:
• Desenvolver + – aposta no crescimento económico e coesão territorial, incluindo incentivos fiscais para novas empresas, apoio ao empreendedorismo, requalificação de zonas industriais, ligação da A23 ao Parque Industrial do Tortosendo, valorização da agricultura e ligação à UBI para fixação de jovens licenciados.
• Viver + – medidas para habitação acessível, mobilidade sustentável, ciclovias, Parque da Cidade, Cidade do Desporto, requalificação de infraestruturas e reforço da segurança e proteção civil.
• Cuidar + – aposta na inclusão social, apoio a idosos e cuidadores informais, reforço do voluntariado, proteção animal, modernização de centros de saúde e combate ao desperdício alimentar.
• Aprender + – reforço da rede educativa, criação do Centro Municipal de Inovação Pedagógica, atividades extracurriculares gratuitas, Feira do Livro da Covilhã, bolsas de estudo, formação profissional e literacia digital e financeira.
• Impulsionar +
• Transformar +
• Descobrir +
“A Covilhã precisa de uma estratégia económica que valorize os seus recursos, apoie quem cria emprego e dê confiança a quem investe. Este é o caminho para termos uma Covilhã mais dinâmica, próspera e com futuro”, refere a candidatura.