Com o objetivo de aumentar a literacia matemática dos estudantes, arranca em outubro, em Portugal, a fase nacional do projeto europeu TIM² – Teaching Mathematics using Drama, que está também a ser desenvolvido na Grécia, Itália e Noruega.
A iniciativa é coordenada em Portugal pela ASTA-Teatro, em parceria com a Associação de Professores de Matemática (APM), e prevê a realização de oficinas dirigidas a docentes do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, com o recurso a metodologias como Mathemart, Process Drama e Role Categories, que associam técnicas de teatro à aprendizagem matemática.
As primeiras oficinas começam no dia 22 de outubro, na Covilhã (Escola Secundária Campos Melo), em Leiria (Escola Secundária Domingos Sequeira) e na ilha Terceira (Escola Básica Integrada de Praia da Vitória), esta última em parceria com a companhia de teatro Cães do Mar. As inscrições já estão abertas através da página da APM e da Plataforma de Gestão de Formações dos Açores.
Segundo Sérgio Novo, diretor da ASTA-Teatro, estas oficinas permitem aos professores “usar o corpo e a mente para ensinar matemática, associando experiências divertidas ao processo de aprendizagem e desenvolvendo competências sociais e humanas, além das matemáticas”.
As oficinas terão 42 horas de duração, sendo 15 presenciais, e são limitadas a 30 formandos. A ASTA e a APM planeiam ainda alargar a formação a outras cidades, como Oeiras e Porto, durante o ano letivo.
O projeto TIM², cofinanciado pelo programa europeu Erasmus+, tem uma dotação de 400 mil euros e prevê alcançar 600 professores e 9.000 alunos, entre os 9 e os 14 anos, até 2026.